segunda-feira, 22 de agosto de 2016

AS ARMADURAS DE DEUS

Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder! Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo; Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no mau e, havendo feito tudo, ficar firmes (Efésios, 6.10-13).

O apóstolo Paulo, depois de ter exortado e ensinado os irmãos da igreja em Éfeso, finaliza sua carta orientado aos irmãos a fortalecer-se no Senhor e revestir-se de toda a armadura de Deus. Ele nos fala sobre uma luta espiritual contra inimigos invisíveis, mas real. Nesta batalha espiritual, Paulo nos aconselha a tomarmos toda armadura de Deus para que possamos resistir com firmeza e perseverança as investidas de Satanás. Paulo compara a nossa guerra espiritual como um campo de batalha minado por inimigos cruéis e sagas que vem para destruir o exército inimigo. Ele cita alguns acessórios de guerra usados pelos exércitos romano e grego e nos ensina que precisamos estar revestidos com toda armadura de Deus.   

1. CINTURÃO DA VERDADE.

Estai, pós, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça (Ef.6.14).
O cinturão é um acessório usado para dar sustentação e garantir segurança. Sendo assim quem anda na verdade estar seguro e não teme as investidas do inimigo. A verdade é uma arma poderosa contra toda a falsidade, engano e mentira. Vivemos em um  mundo de enganos onde a mentira tem predominado na vida de muitas pessoas. Infelizmente, o diabo, pai da mentira, tem obtido êxito com a mentira e muitos estão dominados por este mal. Todavia a mentira não prevalece diante da verdade. Assim está escrito: Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade (IICo.13.8).     

2. COURAÇA DA JUSTIÇA.

Estai, pós, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça (Ef.6.14).
A couraça é um acessório de guerra que serve para proteger a parte frontal, ela reveste o dorso e o peito contra possíveis ataques do inimigo.
A couraça da justiça é a Justiça de Deus que nos é oferecida, e nos protege dos ataques e acusações do inimigo.
Quando aceitamos a Jesus Cristo, como único e suficiente Salvador, Deus nos purifica de todo pecado. Quando somos perdoados e justificados por Deus, acontece algo maravilhoso. Deus toma nossos pecados, nossos trapos de imundície, nos perdoa e lança os nossos pecados nas profundezas do mar (Miquéias, 7.19). Ele nos veste da justiça de Jesus, e ao mesmo tempo, cancela todas as nossas dívidas. Portanto quando Deus olha para nós Ele vê a justiça de Jesus, e não os nossos pecados.
A couraça da justiça serve para nos proteger contra os ataques do inimigo (satanás), que vem para matar, roubar e destruir. A grande estratégia do diabo é lançar dúvidas em nossa mente e deixar o nosso coração temeroso. Porém, a bíblia nos recomenda dizendo: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Pv.4.23).
Portanto, é preciso estarmos revestidos com a couraça da justiça de Deus, para nos protegermos contra os ataques do inimigo.

3. O CAPACETE DA SALVAÇÃO.

Tomai também o capacete da salvação... (Ef.6.17).
O capacete é um acessório que serve para proteger a cabeça, geralmente numa possível queda ou ataques ofensivo do inimigo. Os soldados romanos usavam para proteger uma das partes mortais do corpo, que é o crânio. Na nossa  guerra espiritual, o diabo vem para atacar nossa mente e nos trazer pensamentos negativos, duvidosos e muitas vezes impuros. Ele arma as suas ciladas e forma as suas fortalezas para tentar nos destruir. Porém nos temos armas poderosa da parte de Deus para vencer as fortalezas de satanás. Assim está escrito: Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas (IICo.10.4). 
Portanto devemos tomar o capacete da nossa salvação e manter a nossa mente firme em Deus, convictos da nossa salvação e fé em Deus.
Está escrito: Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confia no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna (Isaías, 26.3,4).

4. O ESCUDO DA FÉ.

Tomando sobre tudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas os dardos inflamados do maligno (Ef.6.16).
O escudo é um acessório de guerra que os soldados romanos usavam para se proteger contra os ataques do exército inimigo. A expressão de Paulo: "Com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno". Era porque as flechas que eram lançadas, eram flechas incendiárias, que vinham ardendo em fogo para ferir e queimar completamente o guerreiro opositor. 
Na nossa guerra contra satanás não é diferente, ele vem furioso ardendo em ódio e maldade contra nós, disparando as suas setas malignas, porém Deus é o nosso Escudo. Assim está escrito: Mas tu, SENHOR, és o escudo que me protege, minha glória e o que me ergue a cabeça (Sl.3.3). 
Estamos abrigados e protegidos em Deus, revestidos do escudo da fé e não tememos as flechas de satanás. 

5. CALÇADOS DO EVANGELHO.

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz (Ef.6.15).
O calçado é um acessório que serve para proteger os pés de possíveis obstáculos que aparecem no caminho. Nesta citação Paulo nos remete para o livro do profeta Isaías, que diz: Quão suave são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Is.52.7).
Geralmente um anunciador de boas-novas vai a lugares difíceis, seja nos montes, nos vales, em lugares desertos, na cidade ou até mesmo entre os que estão em prisões. Assim está escrito: Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e diz às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus (Is.40.9). E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto (Atos, 8.26).
Calçar os pés na preparação do evangelho da paz, implica em viver o evangelho e estar sempre preparado e condicionado a pregar a mensagem do evangelho em qualquer ocasião. Isto é uma afronta ao reino das trevas.

6. ESPADA DO ESPÍRITO.

Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef.6.17).
Entre todos os acessórios de proteção e defesa, a espada é uma arma poderosa e ofensiva em uma guerra.
Deus dispõe para nós, soldados do seu grande Exército, um arsenal de armas poderosas, entre elas a ESPADA DO ESPÍRITO. Jesus nos deu o exemplo: Ele venceu satanás com a palavra de Deus (a espada do Espírito), Mateus capítulo 4. O diabo fica apavorado, ele entra em pânico, quando encontra um soldado adestrado para a guerra e sabe fazer uso desta arma poderosa. 
Assim está escrito: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Timóteo, 2.15). 
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus, 4.12). 
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas (II Coríntios, 10.4). 
Que possamos ter a palavra de Deus, na memória e no coração, afim de combater o mal e vencê-lo.


7. ORAÇÃO E VIGILÂNCIA.

Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos (Ef.6.18).
Em última instância Paulo também cita a oração acompanhada da vigilância como uma arma poderosa na nossa luta cotidiana contra as forças do mal. Jesus foi o nosso maior exemplo de oração, como homem, ele vivia em constante oração. 
A oração deve ser parte integrante da nossa vida de comunhão com Deus. Quando nós oramos o campo de ação do diabo diminui, quando deixamos de orar a sua atuação é completa e ficamos sem forças para combatê-lo. Assim está escrito: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bradando como leão, buscando a quem possa tragar (II Pedro, 5.8).
Certo pregador disse: O diabo rir das nossas pregações, zomba da nossa sabedoria, despreza nossos títulos e status, mas ele teme e treme diante de um crente de oração. 

Enfim, que possamos tomar posse de todas as armaduras que Deus dispõe para nós, para que possamos continuar lutando nesta guerra sem tréguas e sermos sempre vencedores. Amém!