domingo, 5 de junho de 2022

Paracleto Divino.

 

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo.2.1).

O apóstolo João apresenta Jesus como um Advogado que nos defende junto ao Pai (o Juiz). "Advogado" no grego "Parakletos," significa nesse contexto, que Jesus é nosso Advogado que intercede diante de Deus Pai em nosso favor. A sua morte expiatória é a propiciação pelos nossos pecados, ou seja, Ele é o sacrifício que desvia a ira de Deus, tirando os nossos pecados, e não somente os nossos mas também de todo o mundo (2.2). Jesus chama o Espírito Santo de outro Consolador (Jo.14.26), ou seja, o seu substituto que veio para consolar, estar junto, defender e guiar os crentes na verdade.

5 DE JUNHO, DIA DE PENTECOSTES.
Você sabia que O Dia de Pentecostes, comemorado pelos cristãos em 5 de junho, teve início entre o povo israelita, no Velho Testamento, com a Festa das Semanas, uma das cinco celebrações judaicas.
Em hebraico, a festa é chamada de “Shavuot” e comemora o cuidado e a provisão de Deus para com o seu povo. O primeiro Shavuot aconteceu no momento em que Deus deu a Lei a Moisés, no Monte Sinai.
Cinquenta dias depois da crucificação de Jesus e dez dias depois de sua Ascenção, quando o povo judeu se reunia em Jerusalém para festejar o Shavout, o Pentecostes ganhou mais um significado.
Cumprindo-se a profecia de Joel 3:1, aconteceu o derramamento do Espírito Santo através de um vento impetuoso, enchendo os discípulos de poder para testemunhar as Boas Novas de Cristo em todo o mundo.
Para muitos cristãos, o Dia de Pentecostes ainda é considerado uma data católica. Segundo o pastor Ciro Zibord, a celebração foi estabelecida no calendário cristão nos primeiros séculos depois de Cristo e posteriormente também foi adotada pelo catolicismo romano.
Embora a doutrina pentecostal enfatize as ministrações do Espírito Santo, as igrejas pentecostais não possuem a tradição de celebrar a data, mas reconhecem sua relevância.

SETE AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO COMO PARACLETO DIVINO: 

1- ENSINA E FAZ LEMBRAR.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito (Jo.14.26).

2- TESTIFICA DE JESUS.

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos ei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim (Jo.15.26). 

3- CONSOLA OS CRENTES.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre (Jo.14.16).

Todavia, digo-vos a verdade; que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, vos enviarei (Jo.16.7).

O tarefa do Espírito Santo, como Consolador é substituir a ausência de Jesus junto aos seus discípulos e consolar a igreja em meio as aflições, fortalecendo e confortando os crentes, dando-lhes a certeza da iminente volta de Jesus. 

4- CONVENCE O PECADOR.

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo (Jo.16.8).

Este termo "convencer"(gr. elencho) significa expor, reprovar, refutar, e convencer do pecado. O Espírito Santo desmascara e reprova a incredulidade e o pecado, a fim de despertar a consciência da culpa e da necessidade de perdão, levando o pecador ao arrependimento, à conversão a Jesus como Salvador e Senhor. * Comentário - Bíblia de Estudo Pentecostal pg.1604. 

5- GUIA EM TODA A VERDADE.

Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir (Jo.16.13).

6- GLORIFICA A JESUS.

Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso, vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar (Jo.16.14,15).

7- INTERCEDE PELOS SANTOS.

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é Ele que segundo Deus intercede pelos santos (Rm.8.26,27).

Oh Bendito Paracleto Divino! Espírito Consolador; nosso Advogado, nosso Guia, nosso Amigo, nosso Professor, nosso Bom Espírito. Amém!