sexta-feira, 23 de novembro de 2018

O PARALÍTICO DO TANQUE DE BETESDA.

Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos: Cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar sã? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda. Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado (João, 5.1-9).

Jesus foi a Jerusalém, a uma festa dos judeus, na ocasião havia muitas pessoas em Jerusalém pelo fato de está acontecendo um evento festivo. Enquanto estava na cidade, Jesus foi ao tanque de Betesda, localizado na Porta das Ovelhas (5.2). A porta das ovelhas ficava no lado norte da cidade e levava diretamente ao templo. Os animais destinados ao sacrifício passavam por essa porta.
O tanque de Betesda, tinha cinco alpendres ou pavilhões ao redor, e em volta do tanque ficava uma grande multidão de enfermos, esperando o movimento das águas. Um dos muitos necessitados que estava ali, era um homem inválido há trinta e oito anos. Mas ele não tinha perdido as esperanças.

JESUS TEVE MISERICÓRDIA DO HOMEM PARALÍTICO.

O nome Betesda, significa casa da misericórdia. Aquele homem estava no lugar certo, ele necessitava da misericórdia de Deus; foi ali que Jesus usou de misericórdia para com ele.
Aquele homem estava enfermo havia trinta e oito anos, ele esperava a ajuda de alguém e ninguém lhe ajudava. Mas, depois de muito tempo de espera, chegou a providencia de Deus. Jesus chegou para lhe socorrer. Jesus aproximou-se dele e perguntou: Queres ser curado? A resposta do homem mostra que ele queria, mas que sua cura só era possível se ele entrasse no tanque. Era dito entre os judeus que, em certo tempo descia um anjo ao tanque e agitava as águas; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. O paralítico respondeu a Jesus e disse-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim (5.4,7).  Jesus atendeu à sua necessidade, dizendo: Levanta-te toma a tua cama e anda (5.8), e o homem assim o fez (5.9). O paralítico do tanque de Betesda precisava ser liberto daquele mal, pois este era o seu grande desejo. No momento certo, Jesus chegou para lhe curar e liberta-lo por completo. Jesus não chega atrasado nem adiantado, Ele chega no hora certa para solucionar o problema.

A GRAÇA DE DEUS É MANIFESTA NO TANQUE DE BETESDA.

Diz o texto sagrado que no tanque de Betesda havia cinco alpendres, cinco na numerologia bíblica é o número da graça. A graça é o grande favor de Deus revelado para com a humanidade pobre e desvalida. Segundo os eruditos, a palavra graça, aparece 323 vezes no texto sagrado. A palavra graça, no sentido lato, significa: Favor imerecido. Graça, no hebraico, é "chen". Este termo aparece com frequência no antigo testamento. Significa curvar-se, abaixar-se, com a conotação de favor imerecido ou a condescendência de um ser superior por alguém inferior em valor e poder. A graça, é Jesus. Esta graça se manifesta de maneira multiforme, dependendo da necessidade e da ocasião. Nesta ocasião a graça se manifestou para socorrer o paralítico e beneficia-lo com a cura.

OS OPOSITORES SE LEVANTARAM PARA QUESTIONAR O HOMEM CURADO.

As autoridades judaicas, que não estavam acostumadas a ver os necessitados receberem atenção, logo perceberam que algo estava acontecendo. Eles não ficaram felizes de ver alguém curado depois de tantos anos de sofrimento. Em vez disso, acusaram o homem de quebrar a lei por carregar o leito no sábado, pois, como João registra, a cura ocorreu nesse dia (5.10).
O fato de o homem ter sido curado no sábado e de estar carregando um leito, não podia ser contestado, mas sua defesa tinha por base a autoridade daquele que lhe ordenara: Toma o teu leito e anda (5.11). A atenção dos judeus opositores voltou-se para querer saber quem era esse (5.12), mas o homem não sabia que havia sido curado por Jesus, porque logo após a cura Jesus deixou o local por causa da multidão (5.13). Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e aconselhou-o: Eis que já estás curado; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior (5.14). O homem então informou aos líderes judeus que a pessoa que o havia curado era Jesus (5.15). E, por essa causa, os judeus perseguiram Jesus e procuravam mata-lo, porque fazia essas coisas no sábado (5.16).
Geralmente é assim, quando a bênção de Deus chega e nos beneficia, sempre se levanta alguém para questionar e querer saber como e porque. Mas a bênção de Deus é perfeita e completa, quem quiser saber que vá questionar a Deus. O importante é que a sua graça também nos alcançou. Amém!