sábado, 28 de janeiro de 2017

TENHA SEUS PRÓPRIOS POÇOS

E todos os poços que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de Abraão, seu pai, os filisteus entulharam e encheram de terra (Gn.26.15).
Isaque partiu, pois, de lá e acampou no vale de Gerar, onde se estabeleceu.
E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de seu pai Abraão, e que os filisteus tinham entulhado depois da morte de Abraão, e lhes deu os mesmos nomes que seu pai lhes dera.  
Os servos de Isaque cavaram no vale e encontraram lá um poço de águas vivas.  
Todavia, os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, argumentando: “A água é nossa!” Por esse motivo Isaque chamou esse poço de Eseque, “Discussão”, porquanto contenderam por causa dele. Então seus servos cavaram outro poço, mas eles também por causa desse se desentenderam; e, por isso, o chamou Sitna, “Inimizade”. Isaque mudou-se dali e construiu um outro poço, e ninguém discutiu por causa desse. Deu-lhe, portanto, o nome de Reobote, “Lugar Espaçoso”. E acrescentou: “Agora o SENHOR nos abriu um bom espaço e prosperaremos na terra!”(Gn.26.17-22).

É cômodo, é fácil encontrar as coisas prontas. Difícil é ter que se esforçar para obter resultados com os nossos próprios esforços. Os pastores de Gerar se apossavam dos poços que Isaque mandava seus servos cavarem, e ainda discutiam com eles, achando que tinham direito. Tem pessoas assim, que querem usufruir  dos esforços dos outros, querem viver da experiência dos outros. Na verdade, cada um de nós temos que viver dos nossos próprios esforços e experiências. A prosperidade é para todos, depende de cada um se esforçar para cavar os seus próprios poços. 

TRÊS TIPOS DE POÇOS:

1. ESEQUE. Poço da contenda, da discussão. 

E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de seu pai Abraão, e que os filisteus tinham entulhado depois da morte de Abraão, e lhes deu os mesmos nomes que seu pai lhes dera.  
Os servos de Isaque cavaram no vale e encontraram lá um poço de águas vivas.  
Todavia, os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, argumentando: “A água é nossa!” Por esse motivo Isaque chamou esse poço de Eseque, “Discussão”, porquanto contenderam por causa dele (Gn.26.18-20). 
Não adianta contender, discutir e ter inveja daquele que Deus faz prosperar. Os filisteus haviam entulhado o poço que pertencia a Abraão, Isaque foi tirou os entulhos, tornou a cavar e encontrou águas vivas. Quando isso aconteceu, os pastores de Gerar vieram e disseram: “A água é nossa!”
Isaque era um homem de paz, não alimentou a confusão, foi mais adiante e cavou outro poço. 
Quem tem a bênção de Deus, não perde seu tempo discutindo, porque Deus já tem preparado coisas maiores e melhores para ele. 

2. SITNA. Poço da inimizade.

Então seus servos cavaram outro poço, mas eles também por causa desse se desentenderam; e, por isso, o chamou Sitna, “Inimizade” (Gn.26.21).
A prosperidade de Isaque causava inveja e inimizade por parte dos filisteus e dos pastores de Gerar. Mas, não adianta ter inveja daquele que tem a bênção de Deus, porque onde ele chegar a bênção de Deus lhe acompanha. 

3. REOBOTE. Poço do alargamento, da prosperidade.

Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa desse. Deu-lhe, portanto, o nome de Reobote, “Lugar Espaçoso”. E acrescentou: “Agora o SENHOR nos abriu um bom espaço e prosperaremos na terra!”(Gn.26.22). 
Por duas vezes os pastores de Gerar e os filisteus se apossaram dos poços que Isaque cavara. Porém, Deus lhe fez prosperar em meio as invejas e perseguições. Deus sempre tem o melhor para nós, não será as invejas nem as perseguições que irão impedir as bênçãos de Deus na nossa vida. 

CONCLUSÃO:
Nunca queira se apossar daquilo que não é seu, daquilo que Deus não lhe deu. Viva sua própria experiência, cave seus próprios poços e goze da sua própria bênção que Deus lhe deu e fez prosperar. Amém!