domingo, 11 de novembro de 2012

SETE PRATICAS. SEIS O SENHOR ABORRECE, E A SÉTIMA ELE ABOMINA.

Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:  Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos (Pv.6.16-19).
   
O mal que está dentro do homem, se torna agressivo e prejudicial quando posto em pratica. Existem pessoas que são maldosas por natureza, e que dentro delas não há luz, as trevas predominam. Jesus em uma certa ocasião, quando estava ensinando para um grupo de pessoas religiosas ele disse: A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas. Mt.6.22,23. Jesus quando falou essas palavras, ele não se referia a um defeito nos olhos, e sim de uma deformidade de caráter; é preciso ter um caráter perfeito, equilibrado, ou transformado; para ter luz e transmitir luz. O sábio Salomão escrevendo um dos seus provérbios disse: A alma do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do ventre (Pv.20.27). Infelizmente existem pessoas na igreja, que se diz povo de Deus, mas tem atitudes ímpias.

1. OLHOS  ALTIVOS.

A altivez é um sentimento de superioridade em relação a outras pessoas. Há pessoas que são orgulhosas, arrogantes e soberbas. Olhos altivos, significa: Olhar de exaltação, sentindo-se superior os outros, é olhar os outros com desprezo e se auto valorizar. Esse sentimento pode levar as pessoas ao fracasso. A bíblia diz: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18). Aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei (Salmos, 101.5b). Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes (Tiago, 4.6).

2. LÍNGUA  MENTIROSA.

A língua mentirosa é uma desgraça na vida de uma pessoa. Existem pessoas que são viciadas em mentiras, e sentem a maior facilidade em mentir, são profissional, contam uma mentira que aparenta ser uma grande verdade. Porém a bíblia diz: O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Salmos, 101.7).

3. MÃOS  QUE  DERRAMAM  SANGUE  INOCENTE.

Derramar sangue inocente, é uma atitude de gente cruel que age sem piedade. Há pessoas que agem com falsidade, e chegam ao ponto de caluniar e difamar o seu próximo, muitas vezes na intenção de matar os seus sentimentos, frustra os seus planos, e deixa-lo um vivo morto. Mas, esse tipo de gente, não tem lugar no reino dos céus. O salmista Daví, inspirado por Deus, descreve as qualidades do verdadeiro cidadão dos céus. Ele escreve: SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração; aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda. Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado (Salmos, 15.1-5).

4. CORAÇÃO  QUE  MAQUINA  PROJETOS  INÍQUOS.

Há pessoas que perdem o sono, pensando e projetando em fazer o mal a outras. Toda a maldade tem origem no coração das pessoas. Jesus quando foi censurado pelos escribas e fariseus, acerca da tradição dos anciãos, de comer sem lavar as mãos, ele disse: Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mt.15.19). O sábio Salomão nos aconselha dizendo: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Pv.4.23). E diz mais: Engano há no coração dos que maquinam mal, mas alegria têm os que aconselham a paz (Pv.12.20).

5. PÉS  QUE  SE  APRESSAM  A  CORRER  PARA  O  MAL.

Uma boa notícia muitos não se apressam em divulgar, mas uma má notícia, sempre tem pessoas dispostas a comentar, criticar e espalhar. Infelizmente, para fazer o mal, tem muita gente. Tem pessoas que correm para prejudicar, e ver a desgraça das outras. Essa atitude ímpia está registrada no livro do profeta Isaías, que diz: Os seus pés correm para o mal e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas (Isaías, 59.7).

6. TESTEMUNHA  FALSA  QUE  PROFERE  MENTIRAS.

Existem pessoas que em troca de vantagens, e favores pessoais, vão a juízo servir de falsa testemunha, e falam mentiras, para beneficiar uma pessoa, em detrimento de outra. O nono mandamento desaprova esse tipo de atitude. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (Êxodo, 20.16). A palavra de Deus diz mais: Não admitirás falso rumor e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa (Êxodo, 23.1).

7. O  QUE  SEMEIA  CONTENDAS  ENTRE  IRMÃOS.

O semeador de contendas entre irmãos, é tido como abominável diante de Deus. Esta palavra abominável, tem um significado muito forte, tais como: detestável, odioso, insuportável, condenável, deplorável e etc. Infelizmente, tem pessoas que se alimentam em ver outras metidas em contendas. É gente que gosta do disse me disse, gosta de multiplicar a conversa, e aumentar um ponto, pra ter o prazer de ver a confusão. A bíblia diz: Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR (Lv.19.16).

CONCLUSÃO:
Infelizmente, há muitos crentes que vivem na pratica de atitudes ímpias dentro da casa de Deus, são pessoas que precisam se converter e nascer de novo. O diabo não está querendo que essas pessoas saiam da igreja, ele prefere que elas continuem no meio do povo de Deus, para perturbar, tirar a paz, e até mesmo esfriar a fé de alguns.