quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

DEZ CURIOSIDADES NA CARTA AOS FILIPENSES.


Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas (Fp.1.3,4).

Diferente das outras cartas de Paulo, Filipenses não foi escrita primeiramente devido a problemas ou conflitos na igreja. A tônica é de cordial afeição e apreço pela congregação. Do começo da carta ao final, a carta focaliza Cristo como propósito e esperança de vida eterna. Nesta Epístola, Paulo utiliza a palavra "alegria" e suas variantes por treze vezes, mesmo sendo um paradoxo, visto que Paulo escreveu estando na prisão. Nesta carta Paulo trata de três temas principais: (1) Alegria em meio a todas as circunstâncias da vida. (2) Humildade e serviço cristão. (3) O valor incomensurável de conhecer a Cristo. A carta aos Filipenses tem 4 capítulos e 104 versículos.

1- Sobre a cidade de Filipos.

Filipenses são os moradores da cidade de Filipos. A cidade de Filipos ficava na Macedônia oriental, a 16 Km do Mar Egeu, foi assim chamada em homenagem a Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre Magno. Nos dias de Paulo, era uma cidade romana privilegiada, tendo uma guarnição militar.

2- Paulo escreveu esta carta da prisão domiciliar em Roma (1.7,13,14).

Certamente Paulo estava preso em Roma (At.28.16-31).

3- Epístola da Alegria. 

Mesmo estando preso, Paulo cita as palavras alegria, regozijo, gozo por treze vezes (1.4,18,25; 2.2,18,28; 3.1; 4.1,4,10).

4- O portador da Carta foi um obreiro de confiança de Paulo chamado Epafrodito (2.25; 4.18).

5- Uma igreja de crentes generosos. 

Várias vezes a igreja de Filipos enviou ajuda financeira a Paulo (II Co.11.9; Fp.4.15,16;). Contribuiu generosamente para a coleta que o apóstolo providenciou para os crentes pobres de Jerusalém (II Co.cap.8-9).

6- Esta carta contém uma das declarações cristológicas mais profundas da Bíblia (2.5-11).

7- É altamente cristocêntrica, revelando o estreito relacionamento entre Paulo e Cristo (1.20,21; 3.7-14).

8- Por duas vezes Paulo faz menção ao Palácio de césar. 

De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares (1.13).

O Pretório era o Palácio, residência oficial do governador romano. 

Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César (4.22).

9- Especialmente nesta carta, Paulo roga a união de duas irmãs que estavam em discórdia, Evódia e Síntique (4.2).

10- Esta é a única carta de Paulo em que ele fala sobre o Livro da vida (4.3).

No final da carta, antes das saudações finais, Paulo impetra uma palavra de bênçãos sobre os generosos irmãos da igreja de Filipos: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (4.19). Amém!