sábado, 22 de julho de 2017

A Verdadeira Identidade de Jesus de Nazaré.

A verdadeira identidade de Jesus de Nazaré é algo palpitante e ao mesmo tempo oportuno. São milhões de pessoas que ainda não conhecem o verdadeiro Jesus revelado nos evangelhos. Muitas pesquisas criteriosas foram realizadas sobre a vida e a obra de Jesus ao longo dos séculos; no entanto, Ele continua sendo a personagem mais polêmica e mais importante da História. Jesus é tema de filmes, músicas, livros, poesias, pinturas e personagem de teatros. Sua história está traduzida para 2.935 línguas. Ele manifestou seu poder sobre o reino das trevas, sobre Satanás e sobre o inferno; sobre as enfermidades e sobre a morte; sobre o pecado e sobre a natureza. Seus discípulos chegaram a perguntar: Que homem é este?

A DEIDADE DE JESUS.

A deidade de Jesus inclui sua coexistência no tempo e na eternidade. Conforme declara o evangelista João no prólogo do seu livro: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo.1.1). O Verbo é eternamente preexistente, não há como negar esta verdade. O termo "Verbo" no grego, logos, tem grande significado, visto que Jesus Cristo é a principal expressão da vontade divina. Ele não é simplesmente um deus, como alguns entendem e querem que seja, Ele é de fato e de verdade a Divindade que se fez carne e habitou entre os homens. Ele é a palavra viva, porquanto, sem Ele nada do que foi feito (na criação) se fez (Jo.1.3; Cl.1.15). Ele é a imagem do Deus invisível (Hb.1.1,2). Cristo é a mais completa revelação de Deus à humanidade. Ele não é uma representação de Deus, Ele é o próprio Deus. 

JESUS 100% DEUS.

No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo.1.1,14).
João revela no prólogo do seu evangelho que Jesus é Deus. A expressão Unigênito do Pai, indica que como Filho de Deus, Ele é o representante exclusivo da divindade. O objetivo de João é mostrar que Jesus é a expressa imagem de Deus. Ele não foi gerado, Ele já existia. A expressão "no princípio", é apenas um ponto de referência na eternidade, isto é incalculável para o ser humano.
Ele não era 50% homem e 50% Deus, mas plenamente Deus.

Algumas provas registradas no evangelho de João que Jesus é Deus:

No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo.1.1).

Quem vê a mim vê o Pai (Jo.14.9).

Eu e o Pai somos um (Jo.10.30).

Antes que Abraão existisse, eu sou (Jo.8.58).

Tomé disse: "Senhor meu, e Deus meu!" (Jo.20.28).

JESUS 100% HOMEM.

Jesus Cristo era pleno Deus e pleno ser humano. Ele não era em parte Deus e em parte homem. Antes, era cem por cento Deus, e, ao mesmo tempo, cem por cento homem. Em outras palavras: Ele exibia um conjunto de qualidades divina, quanto de qualidades humana, numa mesma pessoa; de tal modo que essas qualidades não interferiam uma com a outra. Numerosas passagens bíblicas ensinam claramente que Jesus de Nazaré tinha um corpo verdadeiramente humano e uma alma racional. O apóstolo Paulo reconhece esta verdade e declara: Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem (I Timóteo, 2.5).
João declara: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo.1.14). " E todo o espírito que confessa que Jesus não veio em carne não é de Deus (I Jo.4.3).

Os evangelhos revelam atributos característicos do ser humano em Jesus, como por exemplo:

Ele nasceu de uma mulher (Isaías, 7.14; Gálatas, 4.4,5; Lucas, 2.6,7).

Ele teve irmãos e irmãs (Mt.12.47; 13.55,56).

Ele cresceu em estatura e em sabedoria (Lc.2.52).

Ele sentiu sono, fome, sede e cansaço (Mt.8.24; Jo.19.28; 4.6).

Ele sofreu, chorou e sentiu angústia (Hb.13.12; Lc.19.41; Mt.26.37).

Ele deu provas materiais de ter um corpo humano (Lc.24.38-42; I Jo.1.1).

Ele se fez semelhante aos homens, mas sem pecados (Fp. 2.6,7; Hb.2.14,17; 4.15).

* Como homem Ele teve mãe, mas não teve pai.
* Como Deus Ele teve Pai, mas não teve mãe.

CONCLUSÃO:
O Senhor Jesus Cristo é o mais polêmico e controvertido de todos os personagens da História, porque Ele é o único que teve uma identidade humana e divina ao mesmo tempo, viveu como homem, sendo Deus.