quarta-feira, 29 de março de 2023

QUEM FOI MAACA?


Maaca foi uma das mulheres de Davi. Este nome na bíblia é aplicado tanto para homem, quanto para mulher. Este nome se repete por várias vezes no texto sagrado.

Maaca, foi uma ascendente ou antecessora do rei Saul.

Maaca, era esposa de Jeiel (Benjamita, que era pai de Gibeão), o casal que principia os primeiros relatos da história de Davi e dos reis de Judá no primeiro livro das Crônicas (1 Cr 8:29-33; 9:35-39). Maaca significa "compressão ou opressão" e é um nome, que, na Bíblia é usado para ambos os sexos. Há também várias mulheres na Bíblia que se chamaram Maaca, vejamos:

1. Uma filha de Naor, irmão de Abraão (Gn 22:24).

2. Uma das esposas do rei Davi (mãe de Absalão e Tamar) - (2 Sm 3:3; 1 Cr 3:2).

3. Uma filha de Absalão que casou-se com Roboão (seu primo) e tornou-se avó do rei Asa (1 Rs 15:3).

4. Uma concubina de um homem chamado Calebe ( 1 Cr 2:48,49).

5. A mulher de Maquir, filho de Manassés (1 Cr 7:15,16).

6. Mãe de Hanã, um dos valentes de Davi (1 Cr.11.43).

Cada uma destas mulheres tiveram suas histórias diferentes, nada tinham em comum, exceto o nome que foi dado a elas por seus pais. Nenhuma destas mulheres destacou-se, por assim dizer em algo para o SENHOR. Algumas delas, provavelmente, destacaram-se por sua beleza e ainda por ensinarem mal aos seus filhos a idolatria.

Por exemplo: Maaca, uma das esposas do rei Davi, foi mãe de Absalão (que diz as Escrituras que era um homem belo e vaidoso) e de Tamar (a filha de Davi que chamou a atenção de seu meio irmão Amnom e fora por ele estuprada), provavelmente era bela.

E também a Maaca que era filha de Absalão (perceba que ele deu a filha o mesmo nome de sua mãe) era a mais amada de Roboão (eram primos e ele casou-se com ela e a amava mais que as outras mulheres que ele tinha, tanto esposas quanto concubinas - 2 Cr 11:21). esta mesma Maaca viu e acompanhou seu marido Roboão quando este abandonou a lei do Senhor e conduziu Israel a Idolatria, e ensinou seu filho assim, então este tornou-se um rei perverso (1 Rs 15:3). Só que Deus teve misericórdia, e ela veio a ser a avó do rei Asa, que seguiu os exemplos de Davi e não de seus pais, ao ponto de até depor a Maaca, sua avó, porquanto ela havia feito ao poste ídolo uma abominável imagem do deus Príapo, 2 Cr 15:16, e Asa destroi essa abominação de sua avó e a deporta (expulsa-na para fora de seu reino).

CONCLUSÃO:

Aqui cabe-nos uma reflexão: Muitas vezes recebemos nomes de pessoas as quais nossos pais admiram, ou que eles gostariam que nos parecêssemos ou fossêmos como elas, mas, o que realmente importa é que nós sejamos fieis ao Senhor Jesus. Porque na verdade, o nome não tem nada a ver com o caráter da pessoa.

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica de Temas Femininos de Alaid Schimidt.