sábado, 12 de março de 2022

Avivamento Pela Palavra.


Esdras abriu o Livro diante de todo o povo, e este podia vê-lo, pois ele estava num lugar mais alto. E, quando abriu o Livro, o povo todo se levantou. Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém!" Então eles adoraram o SENHOR, prostrados com o rosto em terra (Ne.8.5,6).

AVIVAMENTO. Ação ou efeito de avivar ou avivar-se (tornar mais vivo aquilo que está apagando-se).

Os capítulos 8 a 10 do livro de Neemias descrevem um dos maiores avivamentos do Antigo Testamento. O avivamento teve início mediante um autêntico retorno à Palavra de Deus e um compromisso de abandonar o pecado e andar segundo a vontade de Deus. Durante seis horas Esdras leu o Livro da Lei, e o povo permaneceu em pé desde o alvorecer até ao meio dia. Uma das principais evidências de um avivamento entre o povo de Deus é a grande fome de ouvir, ler e aprender a Palavra de Deus. 

O IMPACTO DA PALAVRA SOBRE O POVO CAUSOU:

1- REVERÊNCIA.

Ele a leu em alta voz desde o raiar da manhã até o meio-dia... E todo o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei (8.3).

A atenção, a reverência e o temor do povo pela Palavra foi algo marcante como início de um grande avivamento. Uma das maiores evidências de uma igreja avivada é ter fome e grande desejo de ouvir e aprender a Palavra de Deus. Uma igreja que não tem fome pela Palavra torna-se um povo fraco, raquítico e prestes a entrar em uma UTI espiritual.

2- ADORAÇÃO.

Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém!" Então eles adoraram o SENHOR, prostrados com o rosto em terra (8.6).

A exposição da Palavra resulta em adoração ao SENHOR. O povo adorou o SENHOR erguendo as mãos como gesto de gratidão e colocaram o rosto em terra. Os gestos na adoração são importantes, mas Deus olha diretamente para o coração do adorador. Muitas vezes os gestos não correspondem ao coração e só o SENHOR conhece a intenção do coração de cada um. A verdadeira adoração parti de um coração sincero, que muitas vezes não gesticula, não aplaude, nem pula, mas o seu coração está contrito com Deus em espírito e em verdade.

3- ARREPENDIMENTO.

Então Neemias, o Governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: Este dia é consagrado ao SENHOR, o nosso Deus. Nada de tristeza e de choro! Pois o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei (8.9).

Quando o povo ouviu e entendeu a Palavra de Deus, todos sentiram uma profunda convicção do pecado e da culpa. Nos avivamentos, o choro, quando acompanhado de profundo arrependimento, é um sinal do poder da Palavra e da operação do Espírito Santo. Não haverá avivamento sem que não haja arrependimento. Sentir tristeza pelo pecado e abandoná-lo resulta em perdão divino e alegria da salvação. De nada adianta se emocionar e até chorar se não se arrepender verdadeiramente.

4- CONFISSÃO DE PECADOS.

Ficaram onde estavam e leram o Livro da Lei do SENHOR, do seu Deus, durante três horas, e passaram outras três horas confessando os seus pecados e adorando o SENHOR, o seu Deus (9.3).

A Palavra do SENHOR, mais uma vez causou forte comoção sobre o povo judeus e eles passaram a confessar seus pecados, humilhando-se diante de Deus. A confissão sincera diante de Deus tirar o peso da nossa consciência e abre espaço para o Espírito de Deus operar. Para tornar vivo aquilo que ficou apagado, muitas vezes se faz necessário confissão de pecados. Isto é avivamento. Todo avivamento vem pela Palavra, fora dela é movimento e barulho. Amém!