sábado, 30 de maio de 2020

SETE BÊNÇÃOS NO SALMOS 23.

Este salmo é considerado o mais belo e conhecido do hinário de Israel. Neste salmo Davi apresenta o SENHOR como seu Pastor. Este é um salmo pessoal de Davi, neste salmo ele relata através da expressão poética e profética sua gratidão ao SENHOR. Neste Salmo o SENHOR é apresentado como o Pastor que supri todas as necessidades de suas ovelhas. Ele também as protege e consola. Neste salmo Davi demonstra sua intimidade com Deus, chamando-o de meu Pastor. Encontramos neste salmo o SENHOR como nosso Pastor que cuida de nós como pastor, guia e amigo.  

1- SUPRIMENTO.
O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará (v.1).

2- DESCANSO.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas (v.2).

3- DIREÇÃO.
... Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome (v.3).

4- SEGURANÇA.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo ... (v.4).

5- CONSOLO.
... A tua vara e o teu cajado me consolam (v.4b).

6- HONRA.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda (v.5).

7- LONGEVIDADE.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias (v.6).

CONCLUSÃO:
Que o SENHOR seja sempre o nosso Pastor. Que possamos continuar desfrutando das bênçãos que o nosso Sumo Pastor, Jesus Cristo, nos oferece. Pois, só Ele é o nosso Pastor, Senhor e Salvador. Amém!