quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Anjos a Serviço de DEUS.

E, quanto aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos e de seus ministros, labaredas de fogo. Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? (Hebreus, 1.7,14).
Os anjos são seres espirituais que aparecem em toda a Bíblia. Eles têm suas atividades no céu e também atuam na terra, não agem por conta própria, mas estão submissos as ordens de Deus.
Aparecem glorificados (no seu estado original), mas também aparecem em forma humana, interagindo com os seres humanos. Embora estejam presentes em diversas passagens bíblicas, as informações disponíveis não oferecem tantos detalhes sobre a hierarquia dos anjos. Sabemos que são seres espirituais, assexuados e habitam no céu. Os anjos fazem parte da corte celeste, adorando a Deus; como ministros de Deus, servem para entregar mensagens divinas aos homens e também auxiliam, protegem e agem a favor dos servos do Senhor.

O MINISTÉRIO DOS ANJOS.
Nas 273 referências aos anjos que aparecem no texto Sagrado, a maioria das narrativas apresentam suas várias atividades ou ministérios. Vemos nessas atividades um amplo campo de feitos maravilhosos e notáveis, e isso realça as duas características do ministério dos anjos, o ordinário, que consiste em louvar e servir a Deus; e o extraordinário, que consiste no serviço dos anjos em prol do homem necessitado e caído. Em especial, os anjos são enviados de Deus para servir aqueles que hão de herdar a salvação (Hb.1.14). Eles também se acampam em volta daqueles que temem a Deus para os guardar e livrar do mal (Sl.34.7). Enfim, o ministério dos anjos é muitos extenso, eles tiveram sua participação no começo da história da humanidade, e terá também no final.

* ESTÃO A SERVIÇO DOS FIÉIS.
Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? (Hebreus, 1.14).

* PROTEGEM E LIVRA OS SERVOS DO SENHOR.

O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos o temem, e os livra (Sl.34.7).
O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano ... (Dn.6.22).
Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram Nele ... (Dn.3.28).

* ALEGRAM-SE COM AS OBRAS DE DEUS.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende (Lc.15.10).
Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? (Jó.38.7).

* EXECUTAM A VONTADE DE DEUS.
Bendizei ao SENHOR, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra (Salmos, 103.20).

* PUNEM OS INIMIGOS DE DEUS.
Sucedeu, pois, que naquela mesma noite, saiu o anjo do SENHOR e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram corpos mortos (II Reis, 19.35).
* INTERESSAM-SE PELA SALVAÇÃO DOS HOMENS.
Alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, ... para as quais coisas os anjos desejam bem atentar (I Pedro, 1.9,10,12b).
* REALIZAM AÇÕES FÍSICAS.
E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra, e sentou-se sobre ela (Mateus, 28.2).
* REALIZAM AÇÕES PSICOLÓGICAS.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava (Lucas, 22.43).
* ACOMPANHARÃO A CRISTO NA SUA SEGUNDA VINDA.
E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória (Mateus, 25.31).
* VIRÁ COM CRISTO NO ARREBATAMENTO DA IGREJA.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (I Ts.4.16).
OS ANJOS E A BATALHA ESPIRITUAL.
Num contexto de batalha espiritual, os anjos são apresentados na Bíblia nas guerras celestiais.

E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele (Ap.12.7-9).
Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. E disse: Sabes por que eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá a príncipe da Grécia. Mas eu te declararei o que está escrito na Escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe (Daniel, 10.13,20,21).
Mas o Arcanjo Miguel, quando contendia como diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda (Judas, 9).
CONCLUSÃO:
Concluímos este simples relato sobre os anjos na intenção de trazer algumas informações à luz da Bíblia. Na teologia, o estudo dos anjos é chamado Angelologia; este estudo é muito vasto e exaustivo em toda a Bíblia. Que o anjo do SENHOR esteja ao seu lado amado leitor, te guardando e te livrando de todo o mal. Amém!