sábado, 23 de março de 2019

CONSERTANDO AS REDES.

E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiam-no (Mateus, 4.18-22).

Receber o chamado de Jesus é algo sublime, isto pode ser um privilégio de poucos. Pedro, André, Tiago e João, que eram pescadores, atenderam o chamado de Jesus e deixaram tudo para trás para serem pescadores de homens. Seguir a Jesus não é tarefa fácil, porque isto requer prontidão e renúncia. Jesus chama um grupo de pescadores, em duas situações diferentes. No primeiro chamado, Pedro e André estavam lançando as redes ao mar; no segundo chamado, Tiago e João estavam consertando as redes. Eles estavam em plena atividade no seu ofício. Observe que, Jesus não chamou os desocupados, todos que foram chamados por Ele para compor o colégio apostólico estavam trabalhando. Uma coisa aprendemos, que Deus não conta com pessoas ociosas nem preguiçosas, isto porque no Reino de Deus há muito trabalho a ser feito. Quem se dispõe seguir a Jesus, não pode mais desistir e voltar atrás.

CONSERTANDO AS REDES.

A rede era o principal instrumento de trabalho dos pescadores; redes rasgadas, desajustadas e cheias de problemas, não davam condições de serem usadas para pescar. O texto diz, que eles estavam consertando as redes, isto é, fazendo alguns reparos, para em seguida entrarem no mar para pescar.
O sucesso de uma pesca depende de uma boa rede. Muitas vezes é preciso consertar as redes para que haja uma boa pescaria.
Aplicando isto para nossas vidas, se a nossa rede espiritual (vida de comunhão com Deus), não estiver bem, não seremos bem sucedidos. Muitas vezes precisamos refletir e analisar como estar a nossa vida de comunhão com Deus.

TIPOS DE REDES ESPIRITUAIS QUE PRECISAMOS CONSERTAR:

* A REDE DA NOSSA COMUNHÃO COM DEUS.

Ser cristão nominal e viver uma vida medíocre, só de aparência, isto é um fracasso. Sendo assim é preciso se ajustar com Deus e consertar a rede da comunhão com Ele. Deus é nosso Pai, e qual o pai verdadeiro que não ama seu filho e quer sempre comunicar-se com ele? O nosso Pai celestial quer ter um relacionamento íntimo conosco, mas muitas vezes não o permitimos. É preciso consertar a rede (a nossa vida de comunhão com Deus), para sermos bem-sucedidos e desfrutarmos das suas bênçãos.

* A REDE DA NOSSA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS.

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Salmos, 133.1).
Como estar a rede da nossa comunhão com os nossos irmãos? Isto envolve nossos irmãos em Cristo e também nossos irmãos de sangue. Há pessoa que dizem: "Eu estando bem com Deus isto é o que importa". Todavia, é impossível uma pessoa estar bem com Deus quando vive em desunião e intrigas com seus irmãos. Jesus recomendou: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei (João, 13.34). Portanto, se a nossa rede de comunhão com os nossos irmãos não estar bem, precisamos conserta-la.

* A REDE DA NOSSA COMUNHÃO FAMILIAR.

Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel (Salmos, 128.1-6).
A nossa família é o nosso maior patrimônio, precisamos estar bem com Deus e com a nossa família para sermos abençoados e bem-sucedidos. Há pessoas que "moram bem", mas não vivem bem. Há pessoas que tem uma bela casa, mas não tem um lar. Infelizmente, muitas família perderam os laços afetivo da rede da comunhão e da harmonia e estão vivendo de aparência. Quando a nossa rede de comunhão familiar não vai bem, seja com o nosso cônjuge ou com os nossos filhos, precisamos rever nossos conceitos e renovar a aliança da comunhão familiar.

* A REDE DA NOSSA COMUNICAÇÃO COM TODOS.

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb.12.14).
Se for possível, quando estiver em vós, tende paz com todos os homens (Romanos, 12.18).
A paz é manifesta em três dimensões: Paz com Deus, paz em nós, e paz com o próximo. Por que tantas guerras, pelejas, violências, maldades e coisas semelhantes? Por causa da falta de paz. As pessoas precisam se amar, independentemente de cor, de raça, de religião, de costumes e preferências. Deus ama a todos; Ele ama o pecador, mas aborrece o pecado. O mundo estar indo de mal a pior, porque a rede da comunicação, da harmonia e paz estar quebrada. Se isto é fato, e estar acontecendo em particular em nossa vida, precisamos consertar a rede da nossa comunicação, harmonia e paz com todos. Amém!