quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

BENONI AGORA É BENJAMIM.

Partiram de Betel, e, havendo ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, teve um filho Raquel e teve trabalho em seu parto. E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás. E aconteceu que, saindo-lhe a alma (porque morreu), chamou o seu nome Benoni; mas seu pai o chamou Benjamim. Assim, morreu Raquel e foi sepultada no caminho de Efrata; esta é Belém (Gênesis, 35.16-19). 

Benjamim foi o filho mais novo do patriarca Jacó, o seu nascimento foi marcado por um triste acontecimento. A sua mãe Raquel, sentindo dores de parto, teve complicações em seu parto, e, dizendo-lhe a parteira que ela teria um filho, e indo ela já morrendo, chamou o nome do menino Benoni; mas o seu pai Jacó, o chamou Benjamim.
Enquanto Raquel chamou o nome do seu segundo filho de Benoni, que significa filho da minha dor. O patriarca Jacó preferiu mudar o nome do menino para Benjamim, que significa filho da destra. 
Os nomes bíblicos geralmente traziam significados que identificavam o caráter ou o oficio  de uma pessoa, bem como um significado de bênção ou maldição que acompanharia durante a sua vida. Há casos, em que o próprio Deus mudou o nome de alguns dos seus servos, ou reverteu a maldição em bênção.

* BENONI significa:

Dor.
Aflição.
Tristeza.
Sofrimento.
Angústia.
Desonra. 
Morte.

* BENJAMIM significa:

Bênção.
Estabilidade.
Prosperidade.
Riquezas.
Alegria.
Honra.
Vida.

DEUS MUDA NOMES E MUDA A HISTÓRIA:

Abrão - Pai exaltado - Para Abraão - Pai de multidões (Gn.17.5). 
Sarai - Contenciosa - Para Sara - Princesa (Gn.17.15).
Jacó - Enganador - Para Israel - Aquele que luta com Deus (Gn.32.28).
Simão - Ouvinte - Para Cefas - Rocha (Jo.1.42).

CONCLUSÃO:
Deus mudou o seu nome e a sua história. Ontem era Benoni, hoje é Benjamim. Deus nos tirou das trevas para sua maravilhosa luz. Todas as maldições foram quebradas e desfeitas, agora você estar debaixo das bênçãos de Deus. Deus não nos chamou para vivermos uma vida de miséria, dores e sofrimentos; Ele nos chamou e nos abençoou com toda sorte de bênçãos, espirituais e materiais. Portanto, não lamente a dor, a aflição e o sofrimento de Benoni; mas seja um Benjamim de Deus e desfrute das bênçãos Deus na sua vida.