sexta-feira, 8 de abril de 2022

A ASTÚCIA DOS GIBEONITAS.




O capítulo 9 do livro de Josué nos traz uma narração de um fato curioso. O fato é que, os moradores de Gibeão temendo um ataque do exército de Israel, buscaram fazer uma aliança com Josué usando de astúcia. A notícia da derrota de Jericó e Ai logo se espalhou, provocando medo em vários reis cananeus. Eles se reuniram e fizeram acordo, para fazerem estratégias e pelejarem contra Josué e toda nação de Israel. Porém, os moradores de Gibeão não aderiram a essa estratégia, sabendo que não tinham a mínima chance de derrotar Israel. Os gibeonitas optaram por usar de astúcia se desfasando de embaixadores derrotados vindo de uma terra distante. A trapaça infelizmente funcionou e Josué e toda nação de Israel foram enganados e obrigados a aceitar os gibeonitas no meio deles, porque fizeram aliança com eles. Quais as lições podemos extrair deste texto e aprender com os erros.

LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER:

1- Foram enganados pela aparência (3-6).

Roupas velhas, sapatos desgastadas, sacos velhos sobre os seus jumentos, odres de vinho velhos e rotos, pão bolorento e aparentemente cansados. 

Devemos ter cuidado com as aparências, porque as aparências enganam. Deus disse ao profeta Samuel: Não atentes para sua aparência ... (I Sm.16.7).

2- Foram enganados pelas palavras de elogios.

A segunda astúcia dos gibeonitas foi a lisonja. Quando Josué começou a questionar eles, perguntando: Quem sois vós e de onde vindes? Os gibeonitas desviaram o foco da atenção de si, para elogiar a fama do Deus de Israel. Disseram: Por causa do nome do SENHOR, teu Deus; ouvimos a sua fama e tudo quanto fez no Egito (9). Devemos ter muito cuidado com os elogios e bajulações, que muitas vezes vem como laço para arruinar lideres, ministérios, vida pessoal e até conjugal. Maior maturidade tem quem não é levado pelos elogios. Em provérbios está escrito: O crisol é para a prata, e o forno, para o ouro, e o homem é provado pelos louvores (Pv.27.21). 

3- Não pediram conselho à boca do SENHOR (14).

Josué e os lideres de Israel não oraram, nem buscaram saber a vontade de Deus no tocante aos gibeonitas. Fizeram precipitadamente um acordo irrevogável com os gibeonitas que lhes trouxeram problemas por muitos anos, e não podiam destruí-los (v.18; II Sm.21.1,2). Essa decisão imprudente trouxe os cananeus ímpios para dentro de Israel (atitude esta proibida em Ex.34.12; Dt.7). Em todas as decisões da vida devemos buscar a vontade de Deus e orar pedindo sua orientação e sabedoria. Isso nos poupará de tristezas e tragédias. 

4- Tomaram uma decisão imprudente fazendo uma aliança irrevogável com os gibeonitas (15).

A decisão foi tão séria que fizeram uma aliança em nome do SENHOR. Esta aliança não poderia ser quebrada (v.18), e quando o rei Saul a quebrou Deus enviou uma fome de três anos sobre a nação de Israel (II Sm.21.1,2). Devemos ter cuidado, porque voto e juramento em nome do SENHOR é coisa séria.

5- Não discerniram o inimigo e depois de três dias a farsa foi descoberta (16).

Os gibeonitas conseguiram se desfasar muito bem e conseguiram o seu objetivo. O grande problema muitas vezes, é a falta de discernimento espiritual no meio do povo de Deus. Antigamente se dizia: "Cuidado com o inimigo, ele vem de mansinho com sapatinhos de lã e desfasado de crente". Hoje, infelizmente, Satanás está enviando seus emissários de tamancos, fazendo barulho, e muitos crentes não percebem. Precisamos buscar discernir as coisas que vem de Deus e as que não vem, para não sermos enganados pelo inimigo e por muitos que se dizem de Deus e não são. O apóstolo João nos adverte: Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus (I Jo.4.1).

Por causa da aliança dos gibeonitas com Israel, Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém fez uma coalizão com quatro reis para guerrear contra os gibeonitas.  Os gibeonitas sentindo-se impotentes diante de cinco exércitos que vinha contra eles, pediram socorro a Josué (10.6). Mesmo havendo cometido um erro por ter feito aliança com os gibeonitas, o SENHOR falou com Josué lhe garantindo a vitória: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir (10.8). Que notícia maravilhosa para um homem atormentado pela culpa decorrente de um erro do passando! Esta é mais uma manifestação da graça de Deus, que não olha para nossas fraquezas, mas nos favorece com a sua graça e misericórdia. Deus tinha planos excelentes para Josué e seu povo, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de conquistas e vitórias. Que seja assim com o povo de Deus na atualidade, as vezes nós erramos, mas a nossa intenção é acertar. Deus conhece as intenções dos corações. Amém!