quarta-feira, 20 de abril de 2022

NICODEMOS - Um Mestre Sedento Por JESUS.



E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 
Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? 
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos perguntou: Como pode ser isso? 
Jesus respondeu: Tu és mestre de Israel e não sabes isso? 
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? (Jo.3.1-10,12).

QUAL A ORIGEM E SIGNIFICADO DO NOME NICODEMOS?

O nome Nicodemos é de origem grego, que tem a junção de dois termos: "Nike", que significa vitória, e "Demo", que significa povo. Por extensão, tem o sentido de "vitorioso", "aquele que vence com o povo", "o que conduz o povo a vitória". 

QUEM ERA NICODEMOS?

Nicodemos era um fariseu, membro do Sinédrio (Supremo Conselho dos judeus), que julgava as causas cíveis e religiosas dos judeus. Era um mestre com vasto conhecimento da Torá, respeitado e reverenciado como príncipe em Israel. 

POR QUE ELE PROCUROU FALAR COM JESUS A NOITE?

Nicodemos sentiu atraído pelo caráter de Jesus e pelos milagres que Ele operava. Limitado pelo temor de ser publicamente exposto como seguidor de Jesus e temendo ser descoberto pela Suprema Corte do Sinédrio, Nicodemos preferiu conversar com Jesus a noite. Também pelo fato que durante o dia era muito complicado conversar em particular com Jesus, devido a grande multidão que o cercava. A sede espiritual de Nicodemos o levou a Jesus. Nicodemos queria não só conhecer Jesus pessoalmente, mas queria tirar suas dúvidas e aprender. Ele recebeu muito mais do que  provavelmente esperava. Depois deste encontro, Nicodemos saiu transformado, com um entendimento totalmente novo a respeito de Deus e de si mesmo. 

NICODEMOS SE CONVERTEU A CRISTO?

Deus foi paciente com este crente "secreto". Deus é especialista em transformar pessoas que consideramos inatingível. Nicodemos marcou um encontro com Jesus, mas Deus na sua preciência já o conhecia. As últimas informações acerca de Nicodemos é de um homem transformado. Devido as suas atitudes, podemos afirmar que realmente ele se converteu a Cristo.

Três referências a Nicodemos no evangelho de João: 
(1) Nicodemos conversando com Jesus (3.1-16). 
(2) Nicodemos defendendo Jesus (7.44-53).
(3) Nicodemos ajudando no sepultamento de Jesus (19.38-42).

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O NOVO NASCIMENTO.

O novo nascimento ou regeneração, é uma das doutrinas fundamentais do cristianismo. Jesus em seu diálogo com Nicodemos, percebeu que Nicodemos precisava nascer de novo para entrar no Reino de Deus. Nicodemos era mestre bem-conceituado em Israel, um teólogo conhecedor da Torá (Lei de Moisés), membro do Sinédrio, respeitado e reverenciado pelo povo. Mas, todos os seus títulos e status não lhe garantia a entrada no Reino de Deus, ele precisava nascer de novo, ser um novo homem, uma nova criatura, um homem totalmente regenerado pelo poder do Espírito Santo. Ser crente é bom, fazer parte de uma denominação evangélica é salutar, ter vocação, títulos e função eclesiástica é um privilégio; mas de nada adianta estar na igreja e não ter uma experiência real do novo nascimento. Nicodemos era crente, conhecia a Palavra e até a ensinava, mas não vivia o que pregava, por isso Jesus foi direto e objetivo quando lhe falou: Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus (3.3,5). Crentes tem muitos, mas será que todos foram verdadeiramente regenerados pelo poder do Espírito? Pense nisso.