quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

AS ISCAS DE SATANÁS.


Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções (II Co.2.10,11) NVI.

E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis (II Co.2.10,11) ARC.

As iscas de Satanás são armadilhas mortais que ele arma para prender os crentes e dominá-los. A grande estratégia de Satanás é manter os crentes deleitando-se nos entretenimentos e passando horas a fio na internet, vendo e ouvindo coisas que não edificam sua fé. As iscas são laços enganosos que Satanás utiliza para tirar os crentes da vontade de Deus. A vontade de Deus é que os crentes vivam em santidade e se apartem do sistema pecaminoso do mundo. Satanás trabalha de dia e de noite para desviar os crentes do seu alvo principal que é Cristo. Satanás usa todo tipo de isca para tentar atrair a atenção daqueles que estão se esforçando em viver em santidade na presença de Deus. Infelizmente, muitos cristãos estão sendo fisgados, porque estão comendo as iscas de Satanás. As iscas de Satanás são reais e atrativas, mas cabe a nós, os cristãos, não morder suas iscas, nem se alimentar delas. Pode ser que em algum momento você chegou a beliscar a isca, mas não foi fisgado por ela. Satanás lança sua isca e espera pacientemente até fisga sua próxima vítima.

SETE TIPOS DE ISCAS DE SATANÁS.

1- ORGULHO.

O orgulho é uma isca mortal de Satanás, foi por causa do orgulho que Satanás rebelou-se contra o Criador e tornou-se inimigo de Deus. O orgulho leva as pessoas a soberba, que consequentemente se eleva acima dos seus semelhantes e se acha autossuficiente. Paulo recomenda a Timóteo que não apresente um candidato ao pastorado sendo este neófito, para que ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo (I Tm.3.6). Porém, não são apenas os neófitos, há muitos que estão enveredando por este caminho e prestando um serviço a Satanás. Estes comeram a isca de Satanás e foram fisgado pela síndrome de Lúcifer.

2- EXALTAÇÃO.

A falta de humildade leva as pessoas a um espírito de exaltação, e este sentimento impede a operação do Espírito Santo. Na bíblia não há promessas para os exaltados, mas tem para os humildes de coração (não de aparência). Está escrito: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes (Tg.4.6). O sábio Salomão diz: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv,16.18). O humilde anda no temor do SENHOR e lhe é submisso. O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade (Pv.15.33). O segredo é ser humilde de coração e não comer a isca da exaltação de Satanás.

3- IDOLATRIA.

A idolatria não se refere apenas ao idólatra das imagens de escultura, mas envolve uma série de coisas e até pessoas que alguém admira a ponto de idolatrar. Na verdade, idolatria é tudo aquele que alguém prioriza em lugar de Deus. é tudo aquilo que domina as pessoas levando-as a tornar-se escravas da idolatria. A grande estratégia de Satanás é tirar o foco ou o alvo de Deus e desviar para outras prioridades na vida dos crentes e das pessoas em geral. Que esta isca de Satanás não venha fisgar os verdadeiros adoradores do Senhor Deus, que é vivo e verdadeiro. Amém.

4- OFENSAS.

As ofensas contra Deus é mais uma isca de Satanás que tem fisgado muitas pessoas, nunca se viu nem se ouviu falar de tantas pessoas blasfemas e cheias de ódio contra Deus. Por incrível que pareça, a humanidade está em rebelião contra o seu Criador. Com o avanço da ciência o homem se acha um semideus e passa a não acreditar e a não depender de Deus. Infelizmente, muitos morderam esta isca de Satanás e estão ficando cada vez mais distante do seu Criador. Para estes não há paz, e sim ruína e destruição por parte de Deus, o Criador.

5- AVAREZA.

A avareza é uma desgraça na vida de uma pessoa, esta vive dominada pelo amor ao dinheiro, são pessoas materialistas ao extremo que vivem buscando intensamente as coisas materiais. A bíblia não condena as riquezas, nem ter muito dinheiro, mas condena quando as pessoas põe o coração nas riquezas e passa a amar o dinheiro. Está escrito: Se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração (Sl.62.10b). Paulo escrevendo a Timóteo diz: Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos (I Tm.6.17). Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores (I Tm.6.10). Geralmente o avarento diz: "O meu deus é meu dinheiro", na verdade é, porque este tornou-se escravo do dinheiro. Se o dinheiro domina a pessoa, esta passa a ser escrava do dinheiro, porque nós somos escravos daquilo que nos domina. É bem melhor ser dominado por Deus e ser seu escravo (servo), do que comer a isca da avareza de Satanás e tornar-se seu escravo.

6- RELIGIOSIDADE.

A religiosidade é uma isca de Satanás que tem fisgado muitas pessoas. O homem é um ser religioso e desde os primórdios dos tempos vive em busca de algo para preencher o vazio que existe dentro de si. Nesta busca por Deus, os homens criaram deuses para si e com isso o número de religião e de pessoas religiosas cresceram assustadoramente. O fato é que os religiosos não agradam a Deus e vivem como politicamente corretos. Estes são hipócritas, que vivem cheios de métodos e rituais repetitivos, são crentes nominais que querem viver na sua zona de conforto sem nenhuma renúncia e total consagração a Deus. Infelizmente esta isca de Satanás vai levando muitas pessoas para distante de Deus e próximas ao inferno. Sejamos crentes de vidas transformadas pelo poder de Deus e não meramente pessoas religiosas, que vivem de tradições mundanas e profanas onde apoiam a sua fé.

7- ENTRETENIMENTOS. 

A grande sutiliza de Satanás é entreter as pessoas e fazer com que elas gastem boa parte do seu tempo nos entretenimentos que este mundo oferece. Os cristãos viciados em jogos na internet, que perdem muito tempo em suas redes sociais e são amantes frequentadores de cinema, estes morderam a isca e foram fisgado pela isca de Satanás. O propósito de Satanás é entreter o povo de Deus com as coisas mundanas para que não tenham tempo para orar, nem jejuar, nem ler a Palavra de Deus. Infelizmente muitos foram fisgado pelos entretenimentos, e ainda dizem que isto faz parte da vida e que não é nada demais. É exatamente por causa desta frase "não vejo nada demais nisso", que Satanás está ganhando espaço e vem deixando os crentes enfraquecidos por falta de oração e conhecimento da Palavra de Deus. Que o Senhor nos dê o discernimento das coisas pelo seu Espírito para que não venhamos a ficar embaraçados com tantos entretenimentos. Paulo escrevendo aos cristãos de Éfeso diz: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus (Ef.5.15,16). Que haja lazer na vida do povo de Deus, mas com equilíbrio e moderação, para que não sejamos escravos dos entretenimentos deste mundo e sim livres, priorizando sempre buscar o Reino de Deus e a sua justiça, como nos ensina o nosso Mestre Jesus, conforme está escrito em Mateus 6.33. Amém!