quinta-feira, 24 de maio de 2018

ERRAIS NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS.


Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mateus, 22.29).

Uma das maiores deficiências da humanidade é a falta de conhecimento das Escrituras Sagrada. Na época em que Jesus censurou os religiosos, havia uma grande ignorância das Escrituras. Hoje não é diferente, apesar da vasta divulgação e distribuição do livro Sagrado, a falta de interesse em conhecer as Escrituras por parte das pessoas ainda é muito grande. A cultura bíblica habilita as pessoas a conhecerem as Escrituras, e o poder de Deus. Jesus disse que o homem erra por não conhecer as Escrituras, nem o poder de Deus. Quando o homem passa a conhecer as Escrituras, ele é impactado pelo poder de Deus, que entra em ação na sua vida. Este conhecimento deve ser constante e progressivo. O profeta Oseias conclama ao povo dizendo: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR ... (Os.6.3). A nação de Israel foi castigada e destruída por causa da sua impiedade e falta de conhecimento da lei do seu Deus. O SENHOR fala mais uma vez através do profeta e diz: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento ... (Os.4.6). Deus sempre desejou que o seu povo o conhecesse, bem como a sua lei. A falta de interesse da nação de Israel, foi alvo de críticas e reprovação por parte do SENHOR, que se utilizava dos seus profetas e dizia: O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende (Isaías, 1.3). Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e a grou, e a andorinha observa o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR (Jeremias, 8.7).  

Finalmente, precisamos conhecer o SENHOR e a sua palavra. Conhecer ao SENHOR não é fazer curso teológico, por mais bom que seja, não é ler a Bíblia de capa a capa por mais de cem vezes, não é ter um cargo eclesiástico ou ser um assíduo frequentador de cultos, ou ter status de professor de teologia. 
Conhecer o SENHOR e a sua palavra, implica em ter uma experiência pessoal com o autor da Palavra, com o próprio Senhor Jesus. Pois quem diz que o ama, deve guardar os seus mandamentos. Ter cultura bíblica é bom, mas é preciso conhecer o poder de Deus, e ter uma vida regenerada através do novo nascimento. Amém!