segunda-feira, 11 de outubro de 2021

DEUS ESCOLHE O MENOR PARA SER O MAIOR.

8 Quando Israel viu os filhos de José, perguntou: "Quem são estes? "

9 Respondeu José a seu pai: "São os filhos que Deus me deu aqui". Então Israel disse: "Traga-os aqui para que eu os abençoe".

10 Os olhos de Israel já estavam enfraquecidos por causa da idade avançada, e ele mal podia enxergar. Por isso José levou seus filhos para perto dele, e seu pai os beijou e os abraçou.

11 E Israel disse a José: "Nunca pensei que veria a sua face novamente, e agora Deus me concede ver também os seus filhos! "

12 Em seguida, José os tirou do colo de Israel e curvou-se, rosto em terra.

13 E José tomou os dois, Efraim à sua direita, perto da mão esquerda de Israel, e Manassés à sua esquerda, perto da mão direita de Israel, e os aproximou dele.

14 Israel, porém, estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, embora este fosse o mais novo e, cruzando os braços, pôs a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o filho mais velho.

15 E abençoou a José, dizendo: "Que o Deus, a quem serviram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor em toda a minha vida até o dia de hoje,

16 o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra".

17 Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manassés,

18 e lhe disse: "Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele".

19 Mas seu pai recusou-se e respondeu: "Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo, também será grande. Apesar disso, seu irmão mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão muitos povos".

20 Assim, Jacó os abençoou naquele dia, dizendo: "O povo de Israel usará os seus nomes para abençoar uns aos outros: Que Deus faça a você como fez a Efraim e a Manassés! " E colocou Efraim à frente de Manassés (Gn.48.8-20 NVI).

Deus na sua soberania tira o direito de quem tem e dar ao que não tem. Isto aconteceu em várias ocasiões na história no A.T. Deus escolheu o filho mais novo em vez do mais velho. Escolheu Isaque em vez de Ismael (Gn.21.12), Jacó em vez de Esaú (Gn.25.23), José em vez de Rúbem (Gn.49.3,4; I Cr.5.1,2), Efraim em vez de Manassés (Gn.49.14-20), Gideão em vez dos irmãos dele (Jz.6.11-16) e a Davi em vez dos seus irmãos (I Sm.16). Isso evidencia o fato de que ter primazia por direito legal não significa ter primazia com Deus. Deus escolhe as pessoas a base da sinceridade de coração e não por um direito que lhe foi outorgado. O direito da primogenitura pertencia a Manassés, porém o patriarca Jacó inverteu a ordem e deu a Efraim a bênção da primogenitura. Paulo falando sobre as eleições soberanas de Deus em suas escolhas diz: Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece (Rm.9.16). Não precisa forçar a porta, nem trapaças, nem atalhos, nem  puxar o tapete de ninguém, porque a bênção de Deus é para quem Ele escolhe. 

Muitos buscam se destacar e se apresentam para serem vistos, mas Deus está em busca daqueles que estão pelos cantos, no campo cuidando de ovelhas.