quinta-feira, 13 de junho de 2019

ANDANDO NAS ALTURAS.

JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas (Habacuque, 3.19).

Esta expressão: "Fará ou faz os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas". Também é citada por Davi no livro de II Samuel, 22.34 e se repete no livro dos Salmos, 18.33. O termo "cerva" usado na expressão do profeta Habacuque e por Davi, faz referência a fêmea do cervo, que é também conhecida como "corsa" a fêmea do corso, conhecido como veado.
A cerva é um animal que andar nas montanhas em busca de água e alimento, quando há escassez no seu habitat natural. A cerva tem um faro aguçado capaz de identificar um lençol de águas há quilômetros de distância.
Quando o profeta diz no seu cântico: JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas ... Isto nos fala de firmeza e agilidade, pois a cerva tem uma grande agilidade e firmeza que a faz capaz de subir as montanhas com muita facilidade. Aqui nós aprendemos, que quando a nossa força vem do SENHOR, nenhum obstáculo vai nos impedir de alcançarmos os nossos objetivo, pois teremos a destreza e a força que vem de Deus para nos conduzir a vitória.
... e me fará andar sobre as minhas alturas. A cerva nas alturas estava em segurança, pois no alto das montanhas os seus predadores não podia alcança-la. Isto significa dizer, que quando estamos andando nas alturas, ficamos a sós com Deus, insolados e protegidos dos perigos. Andando nas alturas, as setas do inimigo não irão nos atingir, estamos seguros e em alto retiro. Está escrito: Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).

ANDANDO E VIVENDO NAS ALTURAS COM DEUS.

- Estamos assentados nas alturas.
... e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus (Ef.2.6).

- Somos exortados a buscar as coisas que são do alto.
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus (Cl.3.1).

- Somos exortados a pensar nas coisas que são do alto.
Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra (Cl.2.2).

- Recebemos o Espírito que vem do alto.
Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto ... (Is.32.15).
... e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (Atos, 2.2,4).

- Estamos andando nas alturas.
Faz os meus pés como os das cervas e põe-me nas alturas (Salmos, 18.33).

- Temos a promessa de vivermos para sempre nas alturas (no céu com Deus).
Não permitais que o vosso coração se preocupe. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu o teria dito a vós. Portanto, vou para preparar-vos lugar. E, quando Eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei de novo e vos levarei para mim, a fim de que, onde Eu estiver, estejais vós também (Jo.14.1-3).

CONCLUSÃO:
O cristão verdadeiro, que tem convicção da sua fé, ele anda e vive pela fé nas alturas com Deus. O sangue de Jesus Cristo derramado na cruz, se constitui a nossa plataforma espiritual que nos eleva acima de todas as forças malignas e nos garante a vitória. Portanto, não cruze os braços, nem baixe a cabeça diante dos problemas e das adversidades da vida; mas ande de cabeça erguida, com os braços ocupados com o escudo da fé e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, na sua mão, na mente e no coração. Amém!