sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

JESUS NA CRUZ E A SERPENTE DO DESERTO.

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João, 3.14,15).

Após Jesus falar para Nicodemos acerca do novo nascimento, Ele continua o seu diálogo com Nicodemos e prediz a sua morte, ao dizer: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João, 3.14,15). Filho do Homem era o título preferido de Jesus. Aqui Jesus faz menção a um fato ocorrido no livro de Números, 21.4-9. Por causa da desobediência do povo, Deus enviou serpentes venenosas para morder o povo e muitos morreram. Porém, os filhos de Israel se arrependeram e confessaram o seu pecado, e Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze e coloca-la em uma haste, para que todos que fossem mordidos pelas serpente, ao olhar para ela ficava vivo. Esta era a única maneira de os israelitas picados pelas serpentes venenosas escaparem da morte, olhando para a serpente de bronze que Moisés colocara em uma haste.

Esta serpente de bronze foi preservada e servia de amuleto, sendo adorada pelos israelita durante muito tempo. Na época dos reis, o rei Ezequias, renova a aliança com o SENHOR, e restabelece o culto tirando as estátuas e derribando os bosques; e também fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera, porquanto até àqueles dias os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã (II Reis, 18.1-4). 

Jesus fez uma comparação entre o fato ocorrido com os israelitas no deserto, que olhavam para a serpente de bronze e tinham vida, e Ele, que também seria levantado, para que todos os que cressem nele pudessem ter a vida eterna. Em outra ocasião, Jesus disse: E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim (João, 12.32).
A serpente de metal é símbolo do julgamento de Deus sobre o pecado. Jesus Cristo, quando foi crucificado, ele foi levantado na cruz para trazer o juízo de Deus sobre o pecado da humanidade e nos abrir uma grande porta para a salvação.

A CRUZ DE CRISTO NOS GARANTE TRÊS COISAS:

- PERDÃO.

E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim (João, 12.32).
É olhando pela fé para cruz de Cristo, que o pecador é atraído e crer para receber o perdão dos seus pecados e a vida eterna.

- LIBERTAÇÃO.

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado (Col.1.13).
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós,  cravando-a na cruz (Col.2.14).
Foi na cruz de Cristo que a nossa dívida foi paga e nós fomos resgatados do domínio da Satanás, e agora estamos livres e libertos para servirmos ao Deus vivo e Verdadeiro.

- SALVAÇÃO.

Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro (Isaías, 45.22).
O escritor Lucas diz que, estando Jesus na cruz, um dos malfeitores lhe disse: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lucas, 23.42,43).

CONCLUSÃO:
O Povo quando olhava para a serpente de bronze não morria, recebia vida temporal. Quando nós olhamos para cruz de Cristo, recebemos dele perdão, libertação e vida eterna. Amém!