quinta-feira, 22 de abril de 2021

AS TRÊS UNÇÕES DE DAVI.

A unção é o que dava legitimidade e autoridade ao rei. O rei que assumisse o trono sem a unção, era considerado um usurpador da coroa. Davi foi escolhido por Deus e ungido legitimamente pelo profeta Samuel, o qual recebeu a ordem do SENHOR para assim o fazer (I Sm.16.1). A unção é uma autoridade espiritual dada por Deus para capacitar o homem, afim de exercer seu ofício com excelência. Todo ungido faz a diferença. 

1- UNÇÃO PROFÉTICA.

Davi é ungido rei pelo profeta Samuel na casa dos seus pais, no meio dos seus irmãos.

Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá (I Sm.16.13).

A primeira vez que Davi foi ungido rei, representou para ele um chamado de Deus. Uma promessa de conquistas de levantá-lo como um grande rei sobre a nação de Israel. Esta unção derramou tão grande poder sobre Davi, dando capacidade para vencer inimigos físicos e espirituais, e lhe preparando para enfrentar os grandes desafios que viriam pela frente até chegar definitivamente ao trono de Israel.

A partir do momento em que Davi recebeu sua primeira unção, ele foi crescendo gradualmente de pastor de ovelhas à escudeiro, depois músico, comandante de guerra, até chegar a herói do seu povo. Em todos os postos pelos quais passou até assumir o trono real, ele nunca deixou a soberba penetrar em seu coração e nem se envaideceu com o sucesso. Foi servo de Deus com um coração de pastor. 

Essa unção nos mostra que Deus nos unge para lutar e conquistar, e não para nos exaltarmos. A unção nos leva onde nunca chegaríamos, nos dar o que nunca teríamos e nos faz realizar proezas que jamais faríamos. Isso não significa que não teremos problemas, mas que, se o tivermos, teremos como respaldo garantido a unção para nos dar poder de vitórias.

2- UNÇÃO REAL.

Davi é ungido rei em Hebrom sobre a tribo de Judá.

Então os cidadãos de Judá foram a Hebrom e ali ungiram Davi rei da tribo de Judá... (II Sm.2.4).

Considerando que Davi tinha dezesseis anos de idade quando foi ungido rei pela primeira vez pelo profeta Samuel, já havia se passado quatorze anos quando ele é ungido rei de Judá. Davi reinou sete anos e seis meses sobre Judá (II Sm.2.11). Davi não se precipitou para assumir o controle da nação inteira. Porém, buscava a direção do SENHOR, até chegar o momento da sua total coroação sobre toda a nação de Israel.

Os capítulos 2-4 de II Samuel, descrevem como Davi foi estabelecido rei sobre Judá, e sua guerra civil contra Isbosete, filho de Saul, constituído rei das demais tribos de Israel (2.8-11). Sete anos e meio mais tarde, Davi tornou-se rei da nação inteira (5.1-5).

As vezes queremos receber tudo de Deus de uma só vez. O Senhor age conosco em um processo de preparação espiritual. Primeiro age dentro de nós, para depois agir no externo.

E, se queremos alcançar o alvo que Deus designou para nós, temos que trabalhar e aprendermos a ter paciência, dedicação, renúncia e fidelidade ao SENHOR. A caminhada de lutas é necessária para que Deus tenha tempo hábil de fazer todo o trabalho com perfeição. Se formos fiéis no pouco, receberemos o muito (Lc.16.10).

3- UNÇÃO SACERDOTAL.

Davi é ungido rei sobre toda a nação de Israel.

Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos. E também dantes, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre Israel. Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses; e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá (II Sm.5.1-5).

Após essa unção Davi conseguiu trazer a Arca da Aliança ao Monte Sião e restabelecer o culto ao Senhor (II Sm.6.1-19). Nesta atitude, Davi alcança mais que autoridade política, mas consegue ter também, influência espiritual sobre o povo, tomando o posicionamento de rei, adorador e sacerdote.

Um rei para ser completo, deveria ter estas três qualidades: Profética, Real e Sacerdotal. Davi veste um éfode sacerdotal de linho e sobe junto com o povo levando a Arca do SENHOR ao monte Sião, onde oferece holocaustos e ofertas pacíficas ao SENHOR e abençoa o povo em nome do SENHOR dos Exércitos (6.14-18). Davi compreendeu sua autoridade e por isso se tornou o maior rei de toda a história de Israel. Jesus recebeu dos magos ouro, incenso e mirra símbolos de Rei, Profeta e Sacerdote.

CONCLUSÃO:

Assim como a unção de Deus estava sobre Davi, ela também está sobre nós pelo Espírito Santo que nos foi dado. Esta unção se renova em nós para nos preparar para novas conquista, nos capacitando para sermos mais eficazes na propagação do Evangelho de Cristo. Amém!