sábado, 8 de junho de 2013

IMITADORES DE DEUS.

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por vós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave (Efésios, 5.1,2).

É natural que os filhos tenham características parecidas com a dos pais, e tenham tendência de querer imitá-los. Sendo Deus o nosso pai, devemos procurar imitá-lo e sermos parecidos com Ele. O apóstolo Paulo recomenda aos crentes da igreja de Éfeso, que sejam imitadores de Deus, como filhos amados; não é coerente uma pessoa dizer que é filho ou filha de Deus, vivendo uma vida de pecados. Os verdadeiros filhos de Deus são aqueles que manifestam o caráter de Deus nas suas vidas. É impraticável e impossível uma pessoa que se diz filho ou filha de Deus, não tenha em si virtudes que glorifiquem o nome de Deus. Dizer que é filho de Deus todos dizem, porém as ações e obras dessas pessoas, não correspondem a esse título. Os verdadeiros imitadores de Deus, diz como como disse o apóstolo Paulo: Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo (1Co.11.1). Hoje, muitos lideres dizem: Façam o que eu mando, mas não façam o que eu faço. Mas a palavra de Deus recomenda: Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver (Hb.13.7). Os verdadeiros filhos de Deus, procuram imitar o seu pai. A medida que nós o imitamos vamos ficando parecidos com Ele.

DEZ CARACTERÍSTICAS DOS VERDADEIROS IMITADORES DE DEUS:

1. ANDA EM AMOR.

E andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Ef.5.2.

2. ANDA EM HUMILDADE.

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andes como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Ef.4.1,2.

3. ANDA EM TEMOR.

E, se invocais por pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação. 1Pe.1.17.

4. ANDA EM ESPÍRITO.

Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gl.5.16,25.

5. ANDA COMO FILHO DA LUZ.

Porque, noutro tempo , éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Ef.5.8.

6. ANDA COM SABEDORIA.

Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como convém responder a cada um. Cl.4.5,6.

7. ANDA HONESTAMENTE.

Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Rm.13.13.

8. ANDA NA VERDADE.

Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que meus filhos andam na verdade. 3Jo.3,4.

9. ANDA EM RETIDÃO.

Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. Sl.101.6.

10. ANDA COM PRUDÊNCIA.

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Ef.5.15,16.