quarta-feira, 19 de julho de 2023

SÁBADO OU DOMINGO, QUAL DIA DO DESCANSO?


E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem na sábado o que não é lícito? Mas ele disse-lhes: Nunca leste o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado. Assim, o Filho do Homem até do sábado é Senhor (Mc.2.23-28).

O sábado, instituído por Deus, traz implícita a idéia de descanso, uma bênção para o ser humano. O propósito é que todos se abstanham um dia na semana do trabalho diário, a fim de adorar a Deus. Com o advento do Cristianismo, o dia do SENHOR passou a preencher este objetivo.

SÁBADO. O sábado semanal (gr. sabbaton, que significa "repouso", "cessação") era o sétimo dia da semana, separado pela lei de Moisés como dia de descanso do trabalho normal, para repouso pessoal e adoração ao Senhor (Êx.20.10; Dt.5.14). Para o cristão, o sábado judaico já não é obrigatório. As exigências cerimoniais da lei foram canceladas na morte de Cristo (Cl.2.14,16; Rm.14.5,6; Gl.4.9-11). Além disso, o sábado como dia fixo semanal de descanso foi parte do pacto entre Deus e os filhos de Israel (Êx.31.12-17; Ez.20.12,20). 

Os cristãos observam o domingo como dia de repouso pessoal e adoração ao Senhor. É o dia em que Jesus ressurgiu dentre os mortos, sendo chamado no NT de "o Dia do Senhor". Uma vez que o cristão não é mais obrigado a observar o sábado judaico, ele tem fortes razões bíblicas para dedicar um dia, em sete, para seu repouso e adoração a Deus.

O princípio de um dia sagrado de repouso foi instituído antes da lei judaica. "E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou" (Gn.2.3). Isto indica que o propósito divino é que um dia, em sete, fosse uma fonte de bênção para toda a humanidade e não apenas para a raça judaica. 

O propósito espiritual de um dia de descanso em sete é benéfico ao cristão. No AT esse dia era visto como uma cessação do labor e ao mesmo tempo um dia dedicado a Deus; um período para se conhecer melhor a Deus e adorá-lo; uma oportunidade para dedicar-se em casa e em público às coisas de Deus (Nm.28.9; Lv.24.8). 

Assim como o sábado era um sinal do concerto de Israel como povo de Deus (Êx.31.16,17), o dia de adoração do cristão (o domingo) é um sinal de que este pertence a Cristo.

Jesus nunca negou o princípio de um dia de descanso para o homem. O que Ele reprovou foi o abuso dos líderes judaicos quanto à guarda do sábado (Lc.13.10-17; 14.1-6). Jesus indica que o dia de descanso semanal foi dado por Deus para o bem-estar espiritual e físico do homem (Mc.2.27).

Nos tempos do NT os cristãos dedicavam um dia especial, o primeiro dia da semana, para adorar a Deus e comemorar a ressurreição de Cristo (At.20.7; I Co.16.2; Ap.1.10). 

(comentário Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1409-1410). 

Portanto, para o cristão é mais apropriado o repouso do domingo, mas não sendo possível, nada há de errado em repousar no sábado ou outro dia semanal.