sábado, 1 de abril de 2023

AS MULHERES DE DAVI.


O rei Davi foi um dos personagens mais importantes da história Sagrada, tanto que o próprio Jesus foi chamado "Filho de Davi", tendo em vista uma aliança que Deus fizera com o rei na qual lhe foi prometido que sempre haveria um rei que descendesse dele (II Sm.7.16). Davi foi escolhido por Deus como o homem segundo o coração de Deus e foi ungido rei de Israel, da sua descendência veio Jesus Cristo (At.13.21-23). Todavia, Davi não foi perfeito, teve suas falhas, como outros também tiveram. Uma das suas fraquezas era gostar muito de mulher, a ponto de ter adquirido nove mulheres, sem contar as concubinas. 

1- MICAL.

Mical, filha de Saul, foi a primeira esposa de Davi. O rei Saul desafiou Davi, propondo que lhe daria a sua filha como recompensa se ele lhe trouxesse cem prepúcios de filisteus. A o que Davi lhe trouxe duzentos prepúcios de filisteus (I Sm.18.25-27). Tempos depois, Saul tomou sua filha Mical de Davi, e deu a um homem chamado Paltiel (I Sm.25.44). Após a morte de Saul, Davi pede a restituição de Mical como sua esposa, e o seu pedido é atendido (II Sm.3.13-16). Mical criticou e repreendeu a Davi, por ele ter se alegrado perando o SENHOR, e dançado em público perante todo o povo (II Sm.6.14-22). Mical era mulher estéril e não gerou filhos (II Sm.6.23). 

2- ABIGAIL.

Abigail, esposa de um homem rico chamado Nabal, foi elogiada por Davi por sua atitude prudente, impedindo Davi de matar seu marido, quando este negou alimentar Davi e seus homens (I Sm.25.1-35). Havendo Deus ferido e matado Nabal, Davi manda chamar Abigail e a toma por esposa (I Sm.25.36-42).

3- AINOÃ.

Ainoã é um nome hebraico que significa literalmente "Meu irmão (Deus) é deleite". Este nome aparece na bíblia para se referir a duas mulheres:

(1) A filha de Aimaaz, da tribo de Benjamin, que se tornou esposa de Saul (1 Samuel 14:50). Aparentemente, ela era a mãe de Jônatas, Abinadabe, Malquisua, Merabe, Mical e Esbaal ou Is-bosete.

(2) Uma mulher de Jezreel, da tribo de Judá. David a tomou como esposa (junto com Abigail) depois que Mical foi entregue a outro homem. (1 Samuel 25:43 e 1 Samuel 27:3). Ela acompanhou Davi ao seu exílio na Filístia, foi capturada por incursores amalequitas em Ziclague, e foi resgatada ilesa. Mais tarde, em Hébron, ela se tornou mãe do primogênito de Davi, Amom (II Sm.3.2).

Ainoã foi a terceira esposa de Davi, havendo Saul entregue Mical a outro homem. Esta informação está registrada em I Samuel, 25.43,44. 

Esta Ainoã não foi a mulher de Saul, que após a morte de Saul, Davi a toma por mulher, o que alguns afirmam erradamente.

4- MAACA.

Maaca, foi a quarta esposa de Davi, uma mulher notável pela sua beleza. Maaca era estrangeira, o seu pai Talmai, era rei de Gesur (II Sm.3.3; I Cr.3.2). Foi mãe de Absalão (que diz as Escrituras que era um homem belo e vaidoso) e de Tamar, que chamou a atenção de seu meio irmão Amnom e fora por ele estuprada, que também era muito bela (II Sm.13.1-22). 

5- HAGITE.

Hagite, foi a quinta esposa de Davi, não há muita informações na Bíblia a seu respeito, apenas que ela foi mãe de Adonias, o qual tentou usurpar o reino de Davi, quando Davi já estava com a idade avançada. Sobre Adonias, o texto sagrado diz, que Davi nunca o havia contrariado, ou seja, o respreendido, era um filho mimado. Leia: (II Sm.3.4; I Rs.1.5,6).

6- ABITAL.

Abital é mencionada na Bíblia como uma das esposas do rei Davi e mãe do seu quinto filho, Sefatias, nascido em Hebrom (II Sm.3.4). 

Em hebraico, Abital provavelmente significa "meu pai é o orvalho".

7- EGLÁ.

Eglá foi a sétima esposa de Davi e mãe de Itreão, o sexto filho de Davi nascido em Hebrom (II Sm.3.5; I Cr.3.3).

Em hebraico, Eglah significa "uma novilha".

8- BATE-SEBA.

Bate-Seba, a formosa esposa de Urias, a qual foi depois mulher de Davi e mãe de Salomão (II Sm.11.3 e 12.24). Bate-Seba também é chamada de Bate-Sua em I Crônicas 3.5. Em hebraico, seu nome pode ser traduzido por "filha do juramento".

O pecado de Davi com Bate-Seba tornou-se mais negro ainda quando ele buscou a morte de seu marido, Urias, que era oficial do exército e homem dedicado ao seu rei (II Sm.11.6). Realizado este ato desleal e vil, casou Davi com a viúva. Instigada pelo profeta Natã, ela fala a Davi já velho acerca da conspiração de Adonias para o suceder no trono (I Rs.1.16-31). Mais tarde ela é persuadida por Adonias a ir ter com Salomão, para que este permitisse o casamento dele com Abisague. Nesta ocasião é ela recebida honrosamente por Salomão como rainha-mãe, mas o rei vê na própria petição o plano astucioso de Adonias (I Rs.2.13 a 25). Bate-Seba teve, além de Salomão, mais três filhos: Siméia, Sobabe e Natã (I Cr.3.5). Ela também era neta do sabio Aitofel, o qual se rebelou contra Davi (II Sm.11.3; 23.34).

9- ABISAGUE.

Abisague, uma donzela muito bela, a mulher da velhice de Davi, esta ele não a possuiu (I Rs.1.1-4). 

Além dessas, Davi também teve concubinas. O livro das Crônicas informa que, Davi teve seis filhos em Hebrom e treze filhos em Jerusalém, totalizando 19 filhos, além dos filhos das concubinas (I Cr.3.1-9).

POR QUE DAVI TINHA TANTAS MULHERES?

Era costume dos reis das nações cananeias que possuíssem muitas mulheres. Essa cultura que era tão comum nas nações pagãs, foi assimilada e também praticada pela nação de Israel. Os casamentos com muitas esposas tinham em vista a formação de uma família grande que refletia na grandeza do reino, e em sua maioria eram fruto de alianças políticas com outros povos de maneira que o rei pudesse manter relações pacíficas com as nações ao redor. Mas havia ordens expressas de Deus deixadas por Moisés na lei, que desaprovavam essa prática (Dt.17.15-17).

E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas (II Sm.5.13).

Este versículo revela o defeito mais grave do caráter de Davi; sua forte propensão por mulher. Por Davi omitir-se a resistir e controlar seus apetites sensuais, isso o levou a violar o mandamento de Deus, em Dt.17.15-17 (que veda aos reis de Israel o multiplicar esposas para si mesmos). A paixão carnal de Davi pelas mulheres deu origem a muitos pecados, tristeza e sofrimento na sua família. Depois do pecado de Davi com Bete-Seba, Deus enviou castigos e calamidades sobre ele pelo resto da sua vida (II Sm.12.10). De fato, Davi era demais atraído pelo sexo oposto e gostava de colecionar mulheres.

POR QUE DEUS NÃO CONDENOU A POLIGAMIA DE DAVI?

A poligamia sempre foi desaconselhada de forma geral, não era condenada diretamente na Bíblia em alguns aspectos. Na verdade, Deus nunca aprovou a poligamia, mas tolerou até certo ponto. Para os costumes da época, era uma situação de certa forma tolerada, e por vezes até estimulada, tendo em vista todos os fatores culturais do contexto de época. Jesus disse que Deus "permitiu" algumas coisas por causa da dureza do coração dos homens (Mt.19.8).

No entanto, pode-se constatar as consequências funestas na vida de Davi e de seus filhos dessa escolha errada. As famílias de Davi vivia em constantes conflitos, cada filho procurando a supremacia sobre os demais, tendo em vista os interesses materiais do reino. Isso foi prova suficiente do desagrado de Deus sobre os casamentos poligâmicos de Davi, apesar de não vermos repreensões diretas de Deus sobre Davi, exceto no caso de Bate-Seba, mulher de Urias.