sábado, 23 de junho de 2018

O CRISTÃO E AS REDES SOCIAIS.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém,todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (I Coríntios, 6.12).

Com o grande avanço tecnológico, ocorreram várias mudanças na sociedade. Com o advento da rede mundial de computadores, conhecida como Internet, o mundo passou a se conectar de forma globalizada. Com o surgimento das redes sociais, tudo o que acontece é divulgado, comentado e compartilhado instantaneamente. As informações são imediatas, são transmitidas com rapidez surpreendente; porém em contrapartida, estamos vendo as pessoas perderem o calor humano e se relacionarem mais de forma virtual do que pessoal.
As estatísticas indicam que mais de um terço da população mundial está conectada à web e interage por meio das redes sociais. Diante desses fatos, os cristãos como igreja de Cristo, precisa investir no uso das novas tecnologias e buscar métodos de evangelização por meio das redes sociais.

O QUE É REDE SOCIAL?

Redes sociais são sites de relacionamentos cuja finalidade é conectar pessoas do mundo inteiro; integrando e interagindo com fotos, vídeos, trocas de informações, além da comunicação direta e indireta, estabelecendo vínculos de amizade.
Rede social é um fenômeno mundial, que surgiu no início do século XXI e viabilizou aos usuários encontrar amigos do passado e ampliação do circulo social.

O uso das redes sociais.

É quase impossível imaginar, na atualidade uma pessoa que não esteja conectada ao Whatsapp, Facebook, Twitter ou Instagram. Nunca o acesso as redes sociais foi tão amplo. Entretanto, quando o assunto é redes sociais, muitos questionam e perguntam: O cristão pode utilizar as redes sociais? A resposta é sim. Devemos fazer bom uso das redes sociais. Todavia, mais do que nunca, devemos usar com cautela e discernimento este mundo virtual, avaliando todas as coisas à luz da bíblia, sob a ótica de Deus. O apóstolo Paulo diz: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus (I Coríntios, 10.31).
Como tudo na Internet, bem como nas tecnologias da informação, as redes sociais apresentam não apenas benefícios, mas também podem trazer danos para seus usuários. O problema não é a rede social, mas o mal uso. Lamentavelmente, não são poucos os que cristãos que dizem professar o nome de Cristo, mas não honram a Deus com o seu perfil nas redes sociais. Muitos utilizam como fonte de ostentação, como uma vitrine para se exibirem, usam o messenger para más conversações, além de se envolverem em discussões intermináveis que nenhuma edificação traz. Quando a palavra de Deus nos recomenda que devemos evitar tais discussões (Tito, 3.9).

A falsa felicidade, e as distorções nas redes sociais.

Muitas pessoas se apresentam nas redes sociais de forma dissimulada, com uma falsa felicidade, totalmente fora da realidade da sua vida pessoal. Nas redes sociais, em geral, as pessoas publicam uma vida perfeita e um mundo repleto de felicidades. As redes sociais estimulam a pratica narcisista, ou seja, o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. Essas pessoas tendem a buscar uma felicidade fútil, em meios as fotos montadas e a sorrisos falsos. Muitas vezes é uma vida de "faz de conta". Apresentam o que não é verdadeiro. Todavia, a palavra de Deus não compactua com tal pratica (Filipenses, 4.8).

Isolamento, solidão e falta de amor nas redes sociais.

No ano de 1990 pesquisadores chamaram atenção para o mal social, denominado de "paradoxo da internet". Trata-se da contradição de alguém ter vários "amigos" virtuais e, ao mesmo tempo, viver na solidão, pela ausência de contato humano. Estudos recentes demonstram que, quanto maior a frequência no uso da internet, aumenta o sentimento de solidão e problemas acentuados pelas redes sociais. Cada vez mais o ser humano está sendo integrado à tecnologia, e sendo tratado como se fosse uma máquina. Essa falta de equilíbrio tem desencadeado crises emocionais, ansiedades e isolamentos.
Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017), a sociedade vive um momento de frouxidão nas relações sociais. Ele chama esse fenômeno social de "modernidade líquida". Onde tudo muda rapidamente. Nada é feito para durar, para ser sólido. Nas redes sociais, com apenas um clique é possível bloquear, deletar e excluir pessoas. Bem como, com outro clique pode aceitar, comentar e curtir outras pessoas. Essa situação representa um declínio das sólidas relações humanas, uma vez que, por meio das tecnologias, a amizade, o amor e o respeito entre as pessoas são facilmente descartáveis.
Muitos usam as redes sociais para desabafarem, trocarem farpas e denegrirem a imagem dos outros por meio de postagens e comentários maldosos. 
O respeito e o amor entre as pessoas está esfriando cada vez mais. Muitos preferem amar as coisas e descartar as pessoas.

Imoralidade nas redes sociais.

A indecorosa pratica do "nudes" (imagens ou fotos de pessoas nuas) na internet vem se tornando algo comum entre as pessoas que acham isso normal. A possibilidade de manter a identidade real oculta é um dos fatores que impulsionam o uso equivocado da internet para essa pratica imoral. Algumas pessoas sentem-se à vontade para extravasarem seus impulsos sexuais ilícitos sem medo de repercussão. A fantasia e o anonimato estimulam as pessoas a praticarem o nudes. Uma pessoa que pratica o nudes, demonstra ter uma conduta deplorável.
Segundo pesquisas divulgadas por sites especializados, mais de 50% das mulheres com acesso as redes sociais já enviaram, ao menos, uma foto de nudes, e mais de 42% dos homens também já realizaram tal pratica.
A postagem de nudes acontece no âmbito privado, mas,  em vários casos, quem recebe as imagens, salva as fotos e as compartilha nas redes sociais, tornando-as de domínio público. Tal atitude pode ser responsabilizada criminalmente; no entanto, nenhuma condenação poderá reparar o dano moral causado. Muitos que tiveram suas fotos divulgadas passaram e passam por diversos infortúnios, tais como bullying, automartírio, abalos psicológicos e alguns chegam ao extremo de cometer o suicídio. O cristão verdadeiro não deve praticar nudes em hipótese alguma, visto que isso é uma pratica imoral e uma conduta antiética, que a palavra de Deus reprova. 

Os escravos das redes sociais e Internet em geral.

Reconhecemos a importância, a contribuição e os benefícios proporcionados pela Internet e as redes sociais. No entanto, não podemos fechar os olhos diante de seus efeitos colaterais, como por exemplo, a dependência virtual. Estudos psicológicos detectaram oitos sinais de uso patológico da Internet: (1). Incapacidade de controlar o uso da Internet. (2) Necessidade de se conectar de forma compulsiva. (3) Acessar a rede para fugir dos problemas ou para melhorar o estado de ânimo. (4) Pensar na Internet quando se está off-line (5) Sentir irritação ao tentar acessar e não conseguir. (6) Descuidar do trabalho, dos estudos ou até mesmo dos relacionamentos pessoais por causa da rede. (7) Sofre por causa da abstinência. (8) Passar muitas horas on-line, ligado na Internet, permanecendo na rede muito mais do que o tempo previsto. Uma pessoa que apresenta estes sintomas, pode ser considerada um escravo das redes sociais e da Internet em geral. O não tratamento desses sintomas resulta em total dependência e isolamento social.
Infelizmente, estamos vendo muitos cristãos se tornando escravos de redes sociais, perdendo seu precioso tempo passando horas a fio na Internet. Muitos perderam o prazer de orar, de ler a bíblia, de frequentar a escola bíblica dominical e até mesmo de cultuar com frequência. Não podemos perder essa guerra para tecnologia, devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, como o Mestre nos ensinou (Mateus, 6.33).

Conclusão: 
Concluímos que, o uso da Internet é algo que se faz necessário, todavia devemos utilizar este poderoso instrumento de forma equilibrada, prudente e sabiamente.
O cristão como servo de Deus, passa a ser observado nas redes sociais. Se quisermos testemunhar de Cristo e anunciar o seu Evangelho, precisamos vigiar a nossa conduta. Portanto, é inadmissível que aqueles que usam as redes sociais para provocar constrangimentos, estimular o preconceito e a discriminação, enviar ou receber "nudes", curtir e compartilhar imagens, vídeos e mensagens com conteúdo lascivo ou duvidoso, possa ter autoridade moral ou espiritual para evangelizar.
Precisamos ser a mesma pessoa, tanto virtualmente como pessoalmente. Que seja tudo para glória de Deus.