terça-feira, 18 de agosto de 2020

A SUPREMACIA DE CRISTO.

Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia (Cl.1.17,18).

Paulo apresenta um hino sobre a supremacia de Cristo (Cl.1.15-20), descrevendo a pessoa e a obra de Cristo, especialmente sua primazia e soberania. A supremacia de Cristo, tem como base a sua divindade, visto que, Ele não somente é o primogênito sobre toda a criação, mas por intermédio dele foram criadas todas as coisas, pois Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste (v.15-17). A supremacia de Cristo envolve o mundo visível e invisível, ou seja, material e espiritual. Paulo prossegue dizendo: "Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele (v.16). Finalizando o hino, Paulo apresenta a soberania de Cristo sobre a igreja ao declarar que Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia ou a preeminência (v.18). No final do hino, Paulo declara: "Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz (v.19,20). A supremacia de Cristo reconciliou, nivelou e subjugou todas as coisas debaixo da sua soberania. Aleluia! 

SETE NÍVEIS DA SUPREMACIA DE CRISTO:

1- A SUA DIVINDADE (v.15a).

2- A SUA PRIMOGENITURA SOBRE TODA A CRIAÇÃO (v.15b).

3- A SUA SOBERANIA SOBRE TODAS AS COISAS CRIADAS (v.16).

4- A SUA ETERNIDADE (v.17a).

5- A SUA AUTORIDADE SOBRE TUDO (v.17b).

6- A SUA SOBERANIA SOBRE A IGREJA (v.18a).

7- A SUA PRIMAZIA E DOMÍNIO SOBRE A MORTE (v.18b).

CONCLUSÃO:

Paulo não apresenta Cristo como mais um deus, ele o apresenta como a imagem do Deus invisível (1.15a). Ou seja, como o próprio Deus. Este hino é especial e importante, não só para igreja da época que estava na cidade de Colossos, mas para a igreja neotestamentária de todas as épocas. A supremacia de Cristo nos garante que estamos seguros, pois todos os poderes visíveis e invisíveis estão debaixo da sua soberania. Cristo como primogênito do Pai, herdou todas as coisas que lhe foram dadas por direito e repartiu toda herança da sua primogenitura com a igreja, e nos deu o direito de reinarmos junto com Ele, nos fazendo co-herdeiro dos seus bens (Rm.8.17). Amém!