domingo, 5 de dezembro de 2021

RESISTINDO ATÉ O SANGUE.

Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Ainda não resististe até ao sangue, combatendo contra o pecado (Hb.10.32; 12.4). ARC.

Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue (Hb.10.32; 12.4). NVI.

O escritor aos hebreus traz a lembrança os dias difíceis em que os cristãos enfrentaram oposições e perseguições, ao ponto de serem humilhados e expostos publicamente. Diante de tais sofrimentos, ele incentiva os cristãos judeus a permanecerem na fé, mesmo diante das oposições e perseguições públicas. Na luta contra o pecado, Jesus Cristo, nosso precursor, chegou ao ponto de derramar o seu sangue, vencendo o pecado e nos trazendo libertação. A carreira que nos está proposta deve ser percorrida com perseverança. Os cristãos devem ser disciplinados e seguir os passos de Cristo, que preparou o caminho para os participantes suportarem oposições e hostilidades por causa da fé e se possível chegar ao ponto de derramar o próprio sangue. Na luta contra o pecado, é preferível não ceder e resistir ao ponto de derramar o próprio sangue, do que ceder, abrindo mão de receber a coroa da vida. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap.2.10). 

Muitos cristãos na atualidade preferem viver um evangelho sem cruz, sem sofrimento, sem renúncia e sem resistência e oposição ao pecado. Mas, o verdadeiro cristão que segue os passos de Jesus, sofre retaliações e perseguições por fazer oposição ao pecado. Combater contra o pecado é papel da igreja, se a igreja do Senhor não combater contra o pecado, quem irá combater? É preciso entender que a igreja está em posição de ataque, conforme Jesus falou: ... edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt.16.18). Os cristãos primitivos eram conscientes de que viver a fé em Cristo, implicava em sofrer oposições, perseguições e sofrimentos, ao ponto de derramar o próprio sangue. Em outras palavras, o escritor aos cristãos hebreus, estava dizendo: Mesmo já tendo sofrido oposições e perseguições, vocês ainda não chegaram ao extremo na luta contra o pecado, ao ponto de derramar o próprio sangue. Este é o grande desafio da verdadeira fé em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém! 

O verdadeiro cristãos não foi chamado para tolerar, dissimular e aplaudir o pecado, mas para combater o pecado.