quarta-feira, 11 de maio de 2022

GUARDIÕES DA SÃ DOUTRINA.

 

Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca, homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra. Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina (Tt.1.10,11,16; 2.1). 

O zelo de Paulo pela preservação da sã Doutrina revela o seu cuidado com rebanho do Senhor. Naquela época já havia muitos falsificadores da Palavra ensinando heresias ao povo, deixando de falar a sã doutrina e induzindo a igreja do Senhor ao erro. Diante disso o apóstolo recomenda ao pastor Tito: "Tu, porém, fala o que convém a sã doutrina". Falar a sã doutrina, implica em dizer: Fala a Palavra de forma sadia, pura, sem mistura, sem parcialidade, sem falsificação, mas com verdade. 

COMBATENDO OS FALSIFICADORES DA PALAVRA.

Porque nós não somos, como muitos, que ganham falsificando a palavra de Deus, antes a falamos em Cristo com sinceridade, antes como de Deus na presença de Deus (II Co.2.17).

Eles são: Gananciosos, mentirosos, bestas ruins, glutões preguiçosos, homens que se desviam da verdade, cujo entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. 

Vendo a possibilidade de se converterem, Paulo diz: Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé (1.13). Quando estes resistem e insistem em continuarem no erro, Paulo diz: Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e peca, estando já em si mesmo condenado (3.10,11).

Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós (2.7,8).

Paulo estava passando o bastão para Tito, em outras palavras Paulo está dizendo: Não abra mão da verdade, não deixe de fala a sã doutrina, combata com firmeza e veemência os falsificadores da Palavra. 

De igual modo Paulo recomenda ao pastor Timóteo: Pregue a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda paciência e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra de um evangelista, cumpri o teu ministério (II Tm.4.2-5). 

Nesta época atual, Deus busca homens sinceros e fiéis que estejam dispostos a guardar e ensinar a sã doutrina. Infelizmente, muitos apostaram na fé e deixaram de pregar e ensinar a sã doutrina. Há muitas inovações e modismo nas igrejas e muitos pastores e mestres estão se deixando levar por ventos de doutrinas que são contrários a sã doutrina, ao ensino ortodoxo da Palavra de Deus. Isto é fato.