domingo, 24 de dezembro de 2023

HÁ LUGAR PARA JESUS?


E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. (Este primeiro alistamento foi feito sendo Cirênio governador da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu da Galiléia também José, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem (Lc.2.1-7).

Lucas procura sempre relacionar sua narrativa aos grandes fatos históricos de seu tempo. César Augusto (30 a.C. a 14 d.C.) foi o primeiro e o maior dos imperadores romanos. Estabeleceu a chamada "Pax Romana", trocou o sistema republicano por uma forma imperial de governo, conquistou todo o mundo civilizado do Mediterrâneo e estabeleceu a idade áurea das artes, arquitetura e literatura romanas. No ano 27 a.C. o senado romano lhe concedeu o título de "Augusto", que em latim significa: "Exaltado" ou "digno de toda a reverência". Embora os judeus estivessem isentos do serviço militar romano, e por isso não eram obrigados a atender às convocações militares, não estavam livres de pagar os impostos, e esse recenseamento ou cadastramento visava exatamente alistar todos os cidadãos e moradores sob o domínio romano, especialmente para recolhimento de impostos. Deus usou o decreto de um imperador pagão para cumprir a profecia do profeta Miquéias (Mq.5.2).

Quirino foi um oficial romano, procurador imperial na Síria, que trabalhou neste censo e em um segundo alistamento geral, quando a Judéia foi reduzida à província romana que ocorreu de 6 a 9 d.C., registrado por Lucas em Atos 5.37, no qual Judas, o galileu, se levantou contra o governo romano da época, alegando que Deus era o único e legítimo Rei de Israel, sendo, portanto, ilícito (um pecado) pagar impostos a qualquer outra autoridade.

A cidade estava lotada com pessoas de todas as partes vindas para serem arroladas no censo. De Jerusalém a Belém era uma distância de cerca de 10 Km. José e Maria já estavam exaustos da caminhada, Maria sentia dores de parto e a única solução foi se acomodarem em um estábulo. Ao nascer, Jesus foi posto em uma manjedoura, uma espécie de cocho onde se colocava o alimento dos animais. Era costume entre as mães judias envolver seus filhos recém-nascidos com tiras de tecido para que ficassem bem agasalhados e protegidos. 

No Ocidente, por motivos não históricos nos acostumamos por tradição a celebrar o Natal (nascimento de Jesus Cristo) em 25 de dezembro. Entretanto, segundo muitos historiadores e arqueólogos, a data mais provável deve ter sido na primavera palestina (entre maio e junho). 

* Estas informações foram extraídas da Bíblia de Estudo King James, pg 1905.

HÁ LUGAR PARA JESUS?

Cristo nasceu numa estrebaria, lugar onde guardavam gado. A manjedoura era uma espécie de gamela onde o gado se alimentava. O nascimento do Salvador, que é o maior evento de toda a história, ocorreu em circunstâncias as mais humildes. Jesus, sendo o Rei dos reis, não nasceu no palácio do imperador César, não nasceu no palácio do governador Pilatos, nem na casa do rei Herodes, mas nasceu numa manjedoura, no meio dos animais, de maneira humilde e simples porque não havia lugar para Ele na hospedaria. 

Por incrível que pareça, em muitas pessoas e em muitos lugares não há lugar para JESUS. Assim como as casas e as hospedarias estavam lotadas e não havia lugar para Jesus entrar e nascer, também acontece na vida de muitas pessoas que estão super lotadas com seus planos e projetos e tantas outras ideias, a ponto de não ter lugar para Jesus. No Natal há lugar para o Papai Noel, há lugar para as árvores de Natal, há lugar para luzes e enfeites, há lugar para as bebidas e comidas, há lugar para trocas de presentes e para tantas outras coisas, menos para Jesus. Muitas pessoas esquecem do aniversariante, do Salvador Jesus. Jesus nasceu e viveu como homem, mesmo sendo Deus. Ele desceu até nós, para nos fazer subir até Ele. Ele nasceu para nos trazer esperança, morreu para nos trazer salvação e voltará para nos levar às Mansões Celestiais. Que haja sempre lugar para Jesus nascer em nossos corações, que haja lugar para Ele fazer morada e habitar sempre em nossos corações, que seja Ele o nosso Senhor e Salvador, hoje e sempre. Amém!