quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ROSA DE SAROM, E LÍRIO DOS VALES

Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales (Cantares, 2.1).

O livro de Cantares de Salomão é repleto de linguagem simbólica. As vezes difícil para se entender. Uma coisa é verdadeiramente revelada pelo livro: O amor de Cristo por sua igreja, e o amor da igreja por Cristo. sem estas verdades o livro torna-se sem significado e sem utilidade na Bíblia. É difícil saber quem está elogiando quem pelo livro, e em muitas passagens pode ser tanto um quanto o outro. Veremos como Cristo é uma Rosa e um Lírio.

Sarom é um lugar entre as montanhas da Palestina e do Mar Mediterrâneo que mostra a sua beleza e superioridade entre todas as flores que florescem em tais lugares verdes.
Rosa de Sarom - Cristo é uma rosa rosada, fragrante e especial, pois Ele é comparado a uma rosa entre muitas outras, a de Sarom.
Presente no jardim - mostrando a sua humanidade. Cristo é o mais excelente entre outros, pois está entre outros e veio como homem para viver entre os homens com a finalidade de conhecer os espinhos da vida. Assim como uma rosa que cresce entre o adubo orgânico produz uma flor mais fragrante, Cristo entre os pecadores foi feito pecado diante de Deus para que fosse o Salvador que satisfaz um Deus justo e santo, assim deu um doce aroma pela eternidade a aqueles que vêm a Deus por Ele (Hebreus, 7.25).

CRISTO COMO ROSA DE SAROM.

Assim como a flor, Cristo tem:

Beleza - A beleza de Cristo é a sua glória que reflete sobre o cristão e vai lhe transformando de glória em glória. Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Co.3.18).

Fragrância - Temos o bom cheiro de Cristo.
Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo... (II Co.2.15).
Cristo produz no crente a fragrância do amor e obras agradáveis em um mundo de corrupção e destruição.

Sensibilidade - Cristo é meigo.
... Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma (Mt.11.29).
Eis o meu Servo, que escolhi, o meu amado, em quem tenho alegria. Farei repousar sobre Ele o meu Espírito, e Ele anunciará justiça às nações.
Não contenderá nem gritará; nem se ouvirá nas ruas a sua voz.
Não esmagará a cana rachada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencer a justiça.
E em seu Nome os gentios colocarão sua esperança (Mt.12.18-21).

Frutificação - Frutífera. Assim como a função da flor é produzir a semente e o fruto, o crente é fruto de Cristo e um fruto delicioso (Jo.15.1-5,16).

CRISTO COMO LÍRIO DOS VALES.

Cristo como lírio dos vales está no vale da sua aflição para lhe socorrer, Ele é o destaque entre muitos que você pode visualizar e ter esperança que Ele vai lhe ajudar.

Características do lírio:

Branco - O meu amado é cândido e rubicundo; ele traz a bandeira entre dez mil (Ct.5.10).
O branco representa Cristo mostrando a sua Divindade, pureza e justiça (Sal 85:11; Apoc 1:13-18).

Superioridade - Destaque.
Lírio dos Vales - Representa Cristo mostrando a Sua superioridade entre os anjos e os homens (Heb 1:2-4). Em Cristo nós temos destaque e somos superiores, pois fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais (Ef.1.2). 

Estabilidade - Firmeza.
Nos vales, mesmo havendo maior umidade para a planta crescer, também há mais perigos de animais e de homens, Cristo vence a todos. Em meio a perseguição, aflição, trevas e perigos, Cristo é a nossa firmeza que nos garante a estabilidade e paz (Is.33.6; 26.3,4). Em Cristo somos "absolvidos da iniquidade" (Is.33.24).

Alegria - Gozo.
Assim como as flores trazem um ar de felicidade ao lugar onde estão presentes, também na presença de Cristo somos contagiados pela alegria (Sal 16:11). Em Cristo nos regozijamos (Fp.4.4) e a sua palavra nos traz gozo e alegria (Jr. 15:16).

CONCLUSÃO:
Cristo é comparado a uma flor, mas não uma flor qualquer. Ele é a rosa de Sarom e o lírio das vales. O primeiro entre dez mil (Cantares 5:10). Estas são algumas das maneiras pelas quais Cristo é a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales. Você têm visto a beleza da Sua santidade? Têm experimentado o gozo e a alegria que vêm da justiça de Cristo? Esta Flor em ti está produzindo perfume e fruto? Ou você precisa ser adubado com a mão sabia do Lavrador para que dê mais fruto (João 15.1,2)?
Ele é superior a todos os outros prazeres que o mundo oferece a você.
Que Cristo possa ser precioso para você ao ponto que Ele também seja apreciado pelos outros ao seu redor. Amém!