quinta-feira, 9 de agosto de 2018

CINCO MARCAS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL.


E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos (Atos. 2.42,43).

Deus estabeleceu a igreja como uma instituição espiritual e social, para cumprir os seus propósitos na terra. A verdadeira igreja de Jesus não pode fugir dos princípios da palavra de Deus, que foi estabelecido por Jesus e corroborado pelos apóstolos. Após a pregação de Pedro, no dia de pentecostes, quase três mil almas se converteram a Jesus, e essas pessoas precisavam de princípios para firmarem a sua crença e alimentar a sua fé. O escritor e médico Lucas, nos escreve dizendo, que todos perseveravam na doutrina, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
É impossível uma igreja crescer de forma sadia, sem obedecer os princípios da palavra de Deus.
A igreja é comparada com o corpo humano; assim como nosso corpo precisa ser bem alimentado para se manter saudável, do mesmo modo é a igreja, ela só terá saúde espiritual se estiver bem alimentada com a palavra de Deus.

DOUTRINA.

Uma igreja sem doutrina é como um barco sem o leme, fica sem direção. Já dizia um saudoso pastor: Uma igreja ensinada erra menos e tem menos problema. Infelizmente, tem igrejas onde o espaço da palavra de Deus, é preenchido com o louvorzão e outros entretenimento, e o ensino da palavra é posto de lado, muitas vezes fica em terceiro plano. Uma igreja sem o alimento da palavra de Deus, cresce raquítica, doentia e fica deficiente. 

Existem três tipos de doutrinas:
Doutrina dos homens. Cl.2.18-23.
Doutrina de demônios. 1Tm.4.1.
Doutrina de Deus. 1Tm.6.3-5. Tt.2.1.

COMUNHÃO.

Onde não existe comunhão não há união, e não havendo união, a desordem se estabelece e não haverá progresso. É preciso que a igreja goze de uma perfeita comunhão para que as bênçãos de Deus sejam abundantes sobre o seu povo.

Três tipos de comunhão:
Comunhão com Deus. 1Jo.1.3.
Comunhão Conjugal (familiar). Ef.6.1-4. 1Pe.3.1,7.
Comunhão Fraternal. Sl.133. 1Jo.1.7.

PARTIR DO PÃO ( SANTA CEIA ).

A santa ceia, é uma das ordenanças do Senhor; a igreja de Jesus não terá vida espiritual, se não celebrar com toda seriedade e santidade, a ceia do Senhor. É necessário que celebremos a santa ceia do Senhor, em memória da sua morte e ressurreição. A ceia do Senhor nos leva a fazer três tipos de reflexões, baseadas na carta de Paulo aos coríntios, capítulo 11. 23-33:

Introspectiva. Examine-se, pois, o homem si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Vs.28
Retrospectiva. Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Vs.24
Expectativa. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha. Vs.26

ORAÇÕES.

A oração é o sustentáculo da igreja, a igreja que não vive na prática da oração, estar desprovida do poder de Deus e vulnerável as investidas do diabo. É preciso orar, oração é sinônimo de vitória. A oração é parte integrante da nossa comunhão com Deus. Uma das grandes estratégias do diabo é distrair os crentes para eles não orarem. Uma igreja que não ora está prestes a ser vencida pelo mal.

TEMOR.

Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo (Atos, 9.31).
Uma igreja que anda no temor de Deus, é uma igreja que cresce saudável e não está vulnerável aos escândalos. Quando o temor de Deus se estabelece no meio do seu povo, o respeito pelas coisas sagradas e pelos ministros do Senhor é valorizado. Quando o temor do Senhor se estabelece no coração do crente, ele procura guardar a palavra de Deus. O temor do Senhor gera obediência. Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos (Sl.128.1).
Em suma, uma igreja só terá saúde espiritual, se andar no temor do Senhor.

Muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos, como resposta a obediência da igreja, em viver na pratica da palavra de Deus.