terça-feira, 5 de outubro de 2021

Palavras, palavras, palavras...


Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente (Pv.10.19).

O tagarela se desemboca em palavras, mas o sábio retém as suas palavras e fala de forma moderada. Em um mundo onde as pessoas falam o que pensam e acham que sabem demais e são donas da razão, muitos acham contraditório uma pessoa ser moderada em suas palavras e falar menos. Ouvir mais e falar menos, é uma atitude prudente. O sábio Salomão diz: Inclina-te mais a ouvir... (Ec.5.1). Em concordância com Salomão o apóstolo Tiago diz: Sabei isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar (Tg.1.19). Temos dois ouvidos e uma boca, isto significa dizer que, devemos ouvir mais e falar menos. Mas tem pessoas que fala pelos cotovelos, fala tanto, que parece ter duas bocas. 

Palavras torpe, agressivas e mal intencionadas, geralmente são pronunciadas por pessoas de mal caráter, que tem o coração cheio de maldades. O Mestre Jesus Cristo, disse: A boca fala do que está cheio o coração (Mt.12.34; Lc.6.45). 

Palavras matam, palavras promove vida. Palavras destroem, palavras edificam. Sejamos sábios em nossas palavras, que as nossas palavras tenha efeito positivo na vida das pessoas, promovendo vida, consolo e paz. O apóstolo Paulo diz: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem (Ef.4.29). Fale muito, a Palavra de Deus. Fale muito de Deus e menos de você. 

Há Três Coisas Quem Não Voltam:

- A Flecha que foi atirada.

- A Oportunidade que foi perdida.

- A Palavra que foi falada.

Que possamos pensar e pesar as palavras antes de falar, para não fazermos uma má semeadura e termos uma péssima colheita.