quarta-feira, 6 de março de 2024

O ESPÍRITO DE JEZABEL.


E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria (Ap.2.18-20).

A igreja de Tiatira foi elogiada por Jesus por suas obras, por seu amor, por seu serviço, por sua fé, e por sua perseverança ou paciência. Porém um pecado que prevalecia na igreja, tolerado pelo anjo da igreja (o pastor), era a iniquidade e o ensino antibíblico promovido pelo espírito de Jezabel, uma mulher que se dizia profetiza e ensinava o povo a se prostituirem e comerem do sacrifício da idolatria. 

No Antigo Testamento, Jezabel foi uma princesa fenícia casada com o rei Acabe de Israel. Jezabel era filha do rei dos Sidônios Etbaal, o seu casamento com o rei Acabe foi resultado de uma aliança que tinha como objetivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia. A sua história é conhecida através do Primeiro Livro de Reis (I Reis, 16.29-34). Foi a pior rainha de Israel e uma das mulheres mais infames da Bíblia. O seu nome é sinônimo de perversidade e rebelião.  Ela jamais se submeteu a unir-se com o seu marido. Acabe era o rei, mas era ela quem reinava. Poder e controle eram seus objetivos e Baal era o seu Deus. Ela serviu como mal exemplo para todos, do que uma esposa não deve ser.

O espírito que atuava em Jezabel é uma das manifestações de Satanás. Temos que ter em mente que o espírito que produziu (atuava) Jezabel, existia antes dela ter nascido. Esse espírito não tem sexo, e por ter se manifestado tão fortemente através dessa mulher, ficou conhecido pelo seu nome. É um espírito extremamente forte com suas raízes fincadas na rebelião e feitiçaria, o mesmo espírito que estava por detrás das antigas deusas e que está vivo e forte nos dias de hoje. É por natureza religiosa e procura entrar na igreja. Assumi posições de autoridade, usando feitiçaria, domínio e até mesmo a sedução sexual. Esse espírito pode atrair as mulheres pela habilidade de manipular sem usar a força física. Atua através de mulheres que desejam controlar e dominar outros. 

O espírito de Jezabel é um espírito sem lei que atua por meio de um coração insubordinado. Este espírito atua de forma sorrateira envolvendo falsos ensinos, idolatria, prostituição, rebelião velada contra Deus, centralizando o poder no ego humano e manipulando pessoas pelo seu poder de persuasão diabólica.  

Se alimenta da fraqueza do homem prevalecendo sobre ele, o que o impede de assumir a autoridade legítima que Deus concedeu. Mesmo sendo cristã, a mulher que dá lugar a esse o espírito ou que manifesta esse caráter poderá falar muito sobre submissão, mas em sua vida isso não passa de teoria.

Ela estabelece a autoridade no lar, atraí os filhos ao seu redor e esta ligação emocional os sufocará mesmo depois que estiverem casados. A sua mensagem é: A mulher é mais importante que o homem. Jezabel espalhou a idolatria em todo a Israel, poderosa, astuciosa e arrogante, opôs-se ativamente a Deus mesmo tendo provas indiscutíveis de sua soberania.

Jezabel era sacerdotisa dominadora e potencialmente religiosa e se denominava porta voz de Deus. Isso a categorizava "profetiza". O nome Jezabel é lembrado como símbolo de maldade e rebelião, ela era uma mulher de destaque na sociedade, mas subvertia a fidelidade a Deus, manipulando pessoas mediante a permissividade sexual e a incorporação de práticas pagãs. A idolatria, a imoralidade sexual e o materialismo eram as mais expressivas tentações em Tiatira. Na atualidade não é diferente, o espírito de Jezabel continua dentro da igreja, tem pessoas brincando de ser crente, desprezando a palavra de Deus e vivendo uma vida de pecados, em uma prática desenfreada e sem o mínimo de temor a Deus. Tem igrejas que viraram um ninho de pecados, e os seus líderes perderam a autoridade e estão sem forças para repreender e remover o pecado. Em muitas igrejas o espírito de Jezabel está dominando através de falsos ensinos e tolerância ao pecado. Mas Deus vai entrar em juízo, as capas vão cair, e haverá ajustes de contas.