sábado, 6 de março de 2021

NÃO TEMAS!

Um dos termos mais comum na Bíblia é "Não temas". Isto significa dizer, que não devemos ficar apavorados, nem entrar em pânico diante das circunstâncias contarias desta vida. Quem segue a Cristo de verdade, deve está preparado para enfrentar as intempéries e adversidades desta vida. Não temas ou não temais e termos relacionados, são expressões que se repetem em toda Escritura Sagrada. Esta expressão é uma mensagem de Deus que nos tranquiliza, nos dar segurança e nos faz descansar na sua Palavra e nas suas promessas. Existem muitas razões pelas quais devemos estar seguros e não temer. A Palavra de Deus nos assegura que Deus é o nosso Escudo, Refúgio e Fortaleza.

CINCO RAZÕES PARA NÃO TEMERMOS.

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritaram contra ti; tornar-se-ão nada; e os que contenderem contigo perecerão. Buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que pelejarem contigo tornar-se-ão nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.

Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo! (Is.41.10-13).

1- CRER EM DEUS.

Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb.11.6).

Jesus disse a Jairo, o príncipe da sinagoga: Não temas, crê somente (Mc.5.36).

Há duas atitudes, uma deixou Jesus maravilhado, outra Ele ficou irritado:

Fé.

E maravilhou-se Jesus, ouvindo isso, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé (Mt.8.10).

Incredulidade.

E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco e até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui (Mt.17.17).

2- EU ESTOU CONTIGO.

O SENHOR diz: Não temas! Eu sou contigo!

Em outras palavras Ele está dizendo: Eu estou ao seu lado, eu aposto em você, eu acredito no seu potencial. A sua gloriosa presença está conosco para nos dar segurança e nos fazer descansar. Aleluia!

3- EU SOU O TEU DEUS.

Ele diz: Não tenha medo, pois sou o seu Deus.

Ele é Deus Forte, vivo e verdadeiro em quem devemos confiar e ter esperança. O SENHOR não muda e não vai deixar que sejamos destruídos (Ml.3.6). Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; Ele será nosso guia até à morte (Sl.48.14). Ele é o Deus invicto nas batalhas, não perde nem empata, só vence. Sendo Ele o nosso Deus, não seremos derrotados, Ele pelejará por nós e nos dará vitória. 

4- EU TE FORTALEÇO E TE AJUDO.

Ele diz: Eu o fortalecerei e o ajudarei com a minha mão de poder.

Muitas vezes nos sentimos fragilizados e desfalecidos por tantas lutas e tribulações que enfrentamos, porém, o SENHOR nos garante a sua presença. Todas as forças que necessitamos para prosseguir estão no SENHOR. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro presente na angústia (Sl.46.1).

A ajuda de Deus é completa e satisfatória, Ele nos ajuda quando nos falta forças, quando o desânimo vem para querer nos fazer parar. 

5- EU TE SUSTENTO.

Sustentar tem o sentido de tomar nos braços, carregar, segurar, prover, providenciar o necessário para o nosso suprimento cotidiano. Mesmo que venhamos a ficar vacilantes e cambaleando diante das adversidades da vida, Ele nos socorre e nos sustenta com a sua mão direita vitoriosa. 

Que sejamos corajosos e fortes em Deus. Deus conta com os corajosos e valentes, os medrosos e covardes que voltem. Porque Deus não nos deu o Espírito de temor, mas de poder, e de amor, e de moderação (II Tm.1.7). Amém!