terça-feira, 15 de agosto de 2017

LIÇÕES DA FORNALHA ARDENTE.


E qualquer que não se prostrasse e adorasse seria lançado dentro do forno de fogo ardente. Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; Ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste (Daniel, 3.11,16-18).

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, vivendo em meio ao paganismo da Babilônia em circunstâncias adversas, eles resistiram todas as ações dos homens maus e investidas do Diabo para roubar deles a fidelidade a Deus e aos seus princípios. 
Eles receberam estes nomes na Babilônia, pois os seus verdadeiros eram: Hananias, Misael e Azarias. Apesar de receberem nomes completamente diferentes e em terra estranha como escravos, eles não perderam suas identidades e sua fé no Deus Todo Poderoso. Antes, foram fiéis e não negaram a fé.

A NOSSA FIDELIDADE A DEUS DEVE SER INABALÁVEL.

A nossa fidelidade a Deus independe de circunstâncias e de lugares; mesmo estando em situação desfavorável e em terra estranha, os três jovens judeus não se deixaram levar pela influência da vida sensual e profana no palácio da Babilônia. Eles se mantiveram fiéis a Deus e não se dobraram diante da estátua do rei Nabucodonosor.
Que possamos seguir este exemplo de fidelidade diante de Deus, não se dobrando ao sistema deste mundo, nem aceitando suas filosofias decadentes.  

NADA PODERÁ INTIMIDAR A NOSSA FÉ.

Muitas vezes o inferno se levanta para querer intimidar a nossa fé e abalar a nossa confiança em Deus. A fúria do rei fez com que ele ameaçasse os três jovens judeus, todavia eles não se intimidaram, mas mantiveram firme a sua fé em Deus. Está escrito: Os que confiam no SENHOR serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Salmos, 125.1).
O cristão que tem plena convicção da sua fé, ele não se abala nem vacila diante das ameaças e  investidas de Satanás. O rei pode mandar aquecer a fornalha sete vezes mais, e a respostas continuar a mesma: Não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste (Dn.3.18).
Que possamos aprender esta lição de determinação e coragem destes três jovens judeus. 

SER JOGADO NA FORNALHA É UMA PROVA DE AUTENTICIDADE.

É melhor ser jogado na fornalha e ser lembrado como um cristão fiel e verdadeiro, do que ser poupado por ter negado a fé e ser lembrado como infiel e covarde. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego entraram para história como heróis por causa da sua fé autêntica em Deus. 
Ter fé e ser fiel quando tudo vai bem é fácil, difícil é quando a nossa fé é provada, quando forças contrarias se levantam contra nós para querer nos destruir. Mas, quem vive pela fé deve está pronto para o que der e vier. Se confiamos em Deus, não seremos decepcionados, Deus vai honrar a nossa fé. Amém! 

NA FORNALHA A GLÓRIA DE DEUS APARECE.

Não importa se a fornalha está aquecida sete vezes mais, o que importa é a presença de Deus dentro da fornalha. Há uma promessa de Deus que diz: Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo,  não te queimarás, nem a chama arderá em ti (Isaías, 43.2).
Quando o rei viu a glória de Deus, ele ficou espantado. Então, o rei Nabucodonozor se espantou e se levantou depressa; falou e disse aos seus capitães: Não laçamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses (Dn.3.24,25).
Glória a Deus pela fidelidade de  Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. 
Aprendemos que, quando nos mantemos fiel a Deus Ele não nos abandona. 
É na fornalha do sofrimento, da provação que a glória de Deus aparece.

CONCLUSÃO: 
Não importa qual seja sua fornalha, muitas vezes estamos agonizando na fornalha da ansiedade, do  desemprego, da aflição, da enfermidade e dos problemas que nos cercam. Todavia há um Deus que não nos desampara, Ele está com você no ar, na terra, no mar, na água e no fogo. Crente fiel não morre de véspera como peru de natal. Um caldeirão de azeite fervendo não foi capaz de destruir a vida do apóstolo João; uma fornalha ardente, aquecida sete vezes mais, não consumiu os três jovens judeus. Porque Deus está no controle de tudo. Não temas! Deus está com você na fornalha. Amém!