domingo, 21 de maio de 2023

QUE TIPO DE OLHOS SÃO OS SEUS?

 

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mt.6.22,23).

A candeia do corpo é o olho. sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, tudo será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor (Lc.11.34-36).

Os olhos é o meio pelo qual o corpo dispõe para receber luz. Os nossos olhos depende da luz, para que a nossa visão seja plena. Se o olho for anormal e doentio, a escuridão vai prevalecer, e seu portador não poderá caminhar, porque não enxerga. No sentido espiritual, o Mestre nos ensina que os nossos olhos é a luz que ilumina todo interior do nosso corpo; isto é, se eles forem bons. Caso contrario, o nosso corpo será tenebroso e grande serão as trevas. A luz dos olhos bons refletem em atitudes de uma gentileza de espírito e excelência de caráter. Enquanto, as trevas dos olhos maus se manifestam em atitudes de sentimentos mesquinhos, como invejas, maldades, malícias, perversidades, ódios e coisas semelhantes que revelam um mau caráter. Moisés alerta o povo dizendo: Guarda-te que não haja palavra de Belial no teu coração ... e que o teu olho seja maligno para com o teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao SENHOR, e que haja em ti pecado (Deut.15.9). Na parábola dos trabalhadores da vinha, um dos homens que foi contratado para trabalhar, questionou o seu salário dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. O dono da vinha lhe respondeu: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? (Mt.20.12-15). Observe que o olho mau se revela através de atitudes negativas de um caráter distorcido. O olhar de uma pessoa diz muito a seu respeito. Não podemos dominar nossos olhos, mas podemos escolher entre luz e trevas. Para nossos olhos serem bons precisamos foca-los em Deus e na sua Palavra. Os bons olhos nos tornam sensíveis ao Espírito Santo, e Este gera em nós o seu fruto que nos encherá de amor, alegria, paz, benignidade, bondade, longanimidade, fé, mansidão e temperança (Gl.5.22). Há pessoas que disfarsam muito bem no seu olhar, mas por dentro estão cheias de maldades e malícias. Muitos usam a religião como disfarce, mas a religião não muda o caráter das pessoas, precisamos nos esforçar e lutar contra nossa própria natureza, entregando nossa vida sob o domínio do Espírito de Deus e focar nossos olhos e pensamentos na Palavra de Deus. A Palavra de Deus nos recomenda: Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provaste que o Senhor é benigno (I Pe.2.1-3). Não pode haver mistura, ou estamos na luz, ou estamos totalmente nas trevas. Que tipo de olhos são os seus?