terça-feira, 14 de dezembro de 2021

OS IMPROVÁVEIS.


Aquele que se acha capaz, apto, preparado, capacitado e um provável candidato a ser escolhido, muitas vezes está redondamente enganado. A Seleção de Deus é diferente da seleção dos homens. Na lógica humana para se formar uma seleção escolhe-se os melhores e bem preparados. Mas na lógica de Deus escolhe-se os incapazes e improváveis candidatos. À luz da Bíblia, Deus nunca escolheu os capacitados, mas Ele capacitou os escolhidos. Deus é especialista em escolher e usar os improváveis. Muitos podem te olhar como um improvável, mas Deus te ver como um escolhido.  

DEUS ESCOLHE E USA OS IMPROVÁVEIS.

Nem sempre Deus usa as pessoas mais fortes, inteligentes ou famosas para fazer grandes obras. Na Bíblia vemos vários exemplos de pessoas falhas e imperfeitas sendo usadas grandemente por Deus. Se Deus usou essas pessoas que eram imperfeitas e até improváveis, não desista, Ele também pode usar você.

MOISÉS -

Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras (At.7.22).

Moisés que era poderoso em palavra e obras, que havia sido instruindo em toda a sabedoria dos egípcios, que era um dos sucessores ao trono de Faraó, por ter cometido um assassinato fugiu para se refugiar no deserto e perdeu todas as suas prerrogativas. 

Moisés passou quarenta longos anos no deserto de Midiã como pastor de ovelhas, pastoreando as ovelhas do seu sogro Jetro. Moisés caiu no esquecimento do povo e ficou no anonimato. A sua rotina era caminhar no deserto subindo e descendo as colinas com as ovelhas que estavam ao seu cuidado. Para muitos Moisés era um improvável, ele jamais seria escolhido por Deus para ser o libertador do seu povo. Moisés já estava com quase 80 anos de idade, desesperançado, esquecido no deserto, onde pensava que ali terminaria os seus dias. Mas, Deus havia lhe reservado uma surpresa e foi exatamente em mais um dia de rotina quando ele pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã, lá no monte Horebe, quando o Anjo do SENHOR lhe apareceu numa chama de fogo que saia do meio de uma sarça e mudou rumo da sua história para sempre (Ex.3.1-5). 

Deus escolheu mais um improvável que estava no anonimato, esquecido no deserto de Midiã, cuidando das ovelhas do seu sogro. Sobre o improvável Moisés o texto sagrado diz: Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com palavras: Quem o nomeou líder e juiz? Ele foi enviado pelo próprio Deus para ser líder e libertador deles, por meio do Anjo que lhe tinha aparecido na sarça (At.7.35). 

Aqui nós aprendemos que, quando Deus quer e determina alguém para cumprir o seu propósito, ninguém poderá impedir. Não se preocupe com quem te aceita ou deixa de aceitar, fique no deserto sendo treinado por Deus e no tempo de Deus ele te exaltará. Amém! 

CALEBE - (Js.14.6-15).

Quem disse que a carreira acaba aos 40? Aos olhos humanos Calebe era um improvável para continuar na batalha pelas conquistas. Ele tinha 85 anos quando entrou na terra prometida e conquistou as terras com as montanhas infestadas de gigantes. Nunca é tarde demais para fazer a obra de Deus. Por causa de sua fé em Deus, Calebe tinha sobrevivido aos 40 anos no deserto, depois do êxodo do Egito. Aos 85 anos, ele sentia tanto vigor como quando tinha 40 anos. Aos 85 anos ele conquistou o território de Hebrom, que ficou para seus descendentes. Com você não será diferente, o seu tempo não acabou, Deus ainda tem muitas conquistas a serem realizadas e você é o instrumento que Ele vai usa.

EÚDE - (Jz.3.12-30).

Eúde era um improvável aos olhos de muitos, ele não tinha perfil para ser um guerreiro libertador da nação de Israel. A única coisa que Eúde tinha de especial era o fato de ser canhoto. A Bíblia não fala que ele era muito forte, nem que fazia milagres, nem que tinha algum talento. Mas na sua simplicidade, ele fez uma pequena espada, que escondeu debaixo da roupa e, quando ninguém estava olhando, usou a mão esquerda para matar o líder dos moabitas, o opressores da nação de Israel.

Por vezes pensamos que não temos nada de especial. Não nos destacamos, não temos uma boa oratória, não temos títulos que nos destaque, não somos de famílias influentes, nem vivemos no meio das celebridades; por isso nos sentimos incapazes, sentimos que não podemos fazer nada importante. Mas isso não é impedimento para Deus! Quando Deus quer nos usar, não precisa de muitas coisa. Ele pode nos usar do jeito que nós somos.

JEFTÉ - (Jz.11-12).

Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente. Sua mãe era uma prostituta; seu pai chamava-se Gileade. A mulher de Gileade também lhe deu filhos, que, quando já estavam grandes, expulsaram Jefté, dizendo: Você não vai receber nenhuma herança de nossa família, pois é filho de outra mulher. Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia (Jz.11.1-3).

JEFTÉ, cujo nome significa "aberto" ou "aquele que abre" , era um candidato improvável à liderança de Israel. Poderíamos chamar sua história de "A trajetória de um rejeitado à líder da nação". Era descendente da tribo de Manassés (I Cr.7.14-17), filho ilegítimo de Gileade com uma prostituta de nome ignorado. Jefté era gileadita em razão tanto do lugar onde havia nascido quanto o nome de seu pai. Mas, como filho de uma prostituta, também era um pária. Seus irmãos, os filhos legítimos de Gileade, o expulsaram da casa paterna e recusaram dividir a herança com o "bastardo" Jefté. Diante deste episódio de rejeição, Jefté fugiu para Tobe, uma terra distante, na Síria, onde se tornou conhecido por suas aventuras militares e se cercou de homens levianos (11.3). 

Quando os amonitas se recusaram a negociar e declararam guerra contra a nação de Israel, veio o Espírito do SENHOR e ungiu a Jefté (11.29), e ele liderou com uma força sobrenatural e feriu os amonitas e todos inimigos que lhe vieram de encontro. O texto sagrado não diz quantos homens acompanharam Jefté, mas essa informação não é essencial. O importante é que a presença e o poder do SENHOR estava sobre ele. Em resumo, quando Israel saiu para lutar contra os amonitas, o SENHOR os entregou nas mãos de Jefté (11.32). Ele conquistou vinte cidades, desde Aroer até as vizinhanças de Minite, chegando a Abel-Queramim. Assim os amonitas foram subjugados pelos israelitas (11.33). Uma campanha militar bem sucedida, Deus estava aprovando Jefté como juiz e líder da nação de Israel. 

Aqui nós aprendemos que, não adianta rejeitar, nem reprovar aquele que Deus já escolheu e vocacionou para fazer a sua obra. Para muitos Jefté não passava de filho ilegítimo de Gileade, um bastardo, filho de uma prostituta. Mas Deus usa as coisas fracas e desprezíveis para confundir as fortes e plausíveis. 

AMÓS -

E respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não era profeta, nem filho de profeta, mas boieiro e cultivador de sicômoros. Mas o SENHOR me tirou de após o gado e o SENHOR me disse: Vai e profetiza ao meu povo Israel (Am.7.14,15).

Amós como homem do campo não pertencia a nenhum grupo de profetas, na sua declaração para o rei Amazias, ele estava querendo dizer que, era improvável ou impossível para muitos ele torna-se um profeta. Como homem do campo Amós cuidava de gado e trabalhava na colheita de figos. Ele era um homem do campo, sem instrução especial, nem família importante. Ele nem se considerava profeta mas Deus o chamou para proclamar sua mensagem ao povo de Israel.

Amós foi mais um improvável chamado por Deus. Ele foi corajoso e denunciou os abusos que aconteciam em Israel. Ele chamou o povo ao arrependimento e à justiça. Ele foi perseguido e desprezado mas não desistiu. Seu livro continua atual até hoje. Amós é a prova que não é preciso ter grande instrução nem um cargo importante para fazer a obra de Deus, porque quando Deus escolhe Ele capacita e enche do Espírito Santo.

ELISEU - (I Rs.19.19-21).

Eliseu teve uma chamada improvável aos olhos de muitos da sua época. Semelhante a Amós ele era um homem do campo que cuidava de bois e levava uma vida simples de um camponês. Eliseu não pertencia a nenhuma escola de profetas, ele não era filho de profeta nem discípulo do profeta Elias. Eliseu não tinha nenhum curriculum apresentável, nem ninguém para o apresentar para ser o profeta sucessor de Elias. Havia muitos profetas na sua época que concorria e almejava este cargo privilegiado de ser o sucessor de Elias. Para Eliseu e na visão dos filhos dos profetas, era impossível e improvável ele assumir tal função de profeta. Mas Deus é especialista em chamar os que não são para confundir os pensam que são. Por fim, aconteceu dentro da vontade de Deus, o que ninguém esperava, o improvável Eliseu é escolhido para ser o profeta sucessor de Elias. 

Não se preocupe com quem é ou deixa ser, porque o que Deus reservou para você vai acontecer e chegará em suas mãos sem esforço algum. Deixa alguém pensar e até julgar que você é um improvável, o importante é que Deus te ver como um escolhido que vai ser usado grandemente por Ele na obra. Amém!