terça-feira, 13 de julho de 2021

OS SOBERBOS SERÃO ABATIDOS.

A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR (Obadias,1.3,4). 

Quanto à tua terribilidade, a arrogância do teu coração te enganou. Tu, que habitas nas cavernas das rochas, que ocupas as alturas dos outeiros, ainda que eleves o teu ninho como a águia, de lá te derrubarei, diz o SENHOR (Jr.49.16).

O livro de Obadias contém apenas 21 versículos, é o livro mais breve do Antigo Testamento, a sua mensagem é direcionada a nação de Edom. Obadias profetizou a respeito do juízo divino contra Edom, cerca de 840 anos a.C. 

A RESPEITO DE EDOM. 

Os edomitas eram descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn.36.1). Habitavam na região montanhosa ao sul do mar morto, na sua arrogância, consideravam-se seguros e orgulhavam-se de sua auto-suficiência e poder. Apesar de Edom ser parentesco com Israel, mesmo assim, se tornara inimigo ferrenho, vivendo em constante conflito. Edom ajudava os exércitos inimigos que atacavam Israel e torcia para ver a sua derrota. Sobre Edom o poeta do salmo 137 diz: Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, porque diziam: Arrasai-a, arrasai-a, até aos seus alicerces. Ah! Filha da Babilônia, que vais ser assolada! Feliz aquele que te retribuir consoante nos fizestes a nós! Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras! (137.7-9). Devido a prolongada hostilidade de Edom, aliada ao ódio contra os israelitas, a ira divina viria sobre eles. 

A SOBERBA E O ORGULHO DE EDOM.

Os edomitas eram soberbos, orgulhosos e arrogantes. Apesar de serem um povo pequeno, eles se julgavam auto-suficiente e não aceitavam serem submissos a nação de Israel. Habitavam nas altas colinas e achavam-se seguros e independentes. Os grandes pecados de Edom eram seu orgulho e o seu ódio intenso a Israel. A sua soberba era tão grande, que chegou ao ponto de perguntar: "Quem me derrubará em terra?". O que causou a ruína dos edomitas foi o seu orgulho e a soberba do seu coração. Eles se achavam auto-confiantes ao extremo. Julgavam que nunca seriam vencidos por causa das suas formidáveis fortificações. Por estas e outras Deus não revogou a sua destruição e entrou em juízo contra Edom. 

Há uma grande diferença entre os soberbos e os humildes. Está escrito: Deus resisti aos soberbos, porém, dá graça aos humildes (Tg.4.6). A soberba leva o homem a queda e a ruína. O sábio Salomão diz: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv,16.18). Quem eleva o seu coração e se julga auto-suficiente, será envergonhado. Todavia, os humildes aprendem a depender de Deus e a viver debaixo da sua graça. Há muitas promessas de bênçãos para os humildes, mas os soberbos Deus conhece de longe. O crente não deve ser enganado pelo orgulho e sentir-se auto-confiante, ao ponto de não precisar depender mais de Deus para receber a sua ajuda e graça. A nação de Edom foi destruída por causa da sua soberba e arrogância. Sejamos humildes como o Mestre nos ensinou, só assim receberemos a graça de Deus em abundância e seremos vitoriosos. Amém! 

Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR (Obadias,1.4).

O homem pode até usar a ciência para tentar fugir de Deus, mas de Deus ninguém escapa.