sexta-feira, 23 de abril de 2021

A IMPORTÂNCIA DE TER UMA BOA CONSCIÊNCIA.

E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Varões irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência (Atos, 23.1).

A consciência é a percepção interior que testifica junto à nossa personalidade no tocante ao certo ou errado das nossas ações. Uma boa consciência diante de Deus nos dá o veredito de que não temos ofendido nem a Ele, nem à sua vontade. A declaração de Paulo: "Tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência". Deixa envergonhados e reprovados os crentes professos que se desculpam da sua infidelidade a Cristo, alegando que todos pecam e que é impossível viver diante de Deus com uma boa consciência. A voz da consciência aprova ou desaprova as nossas atitudes e ações diante de Deus. Quando não levamos em conta e vivemos sem dá importância em manter uma boa consciência diante de Deus, teremos uma consciência cauterizada e uma vida cristã fracassada diante de Deus. Paulo amplia o campo da sua consciência quando declara: E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens (At.24.16). Prosseguindo sobre este tema, Paulo diz: Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura ... (II Tm.1.3). Servir a Deus com uma consciência pura ou limpa, implica em viver em paz com Deus, tendo a certeza que estamos debaixo da sua vontade. O escritor aos hebreus exortando aos irmãos a perseverarem na fé, diz: Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa (Hb.10.22). "Tendo o coração purificado da má consciência", tem haver com a nossa vida de outrora, quando vivíamos no pecado, vivendo com o coração cheio de impurezas. Ao chegarmos a Deus Pai, mediante Jesus Cristo, devemos ter uma fé sincera e um coração limpo da má consciência. 

Que possamos ter esta boa consciência diante de Deus, testificando em nós a nossa lealdade a Ele e aprovando o nosso serviço. Amém!