segunda-feira, 1 de junho de 2020

JESUS CRISTO, Esperança Viva.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pe.1.3).

Esperança, é um sentimento positivo relacionado a um futuro melhor, a esperança gera uma expectativa de que algo vai dá certo, mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis. Não podemos viver sem esperança, viver sem esperança é não acreditar no futuro, viver sem esperança é perder o prazer de viver, viver sem esperança é viver sem direção e ficar a deriva esperando o pior acontecer. Há um ditado popular que diz: A esperança é a última que morre. Porém, a "Viva Esperança" nunca morre, e quem põe a sua confiança nela nunca será decepcionado, porque esta esperança é eterna, ela se chama Jesus Cristo. Nunca perca a esperança, continue lutando, corra atrás dos seus objetivos, persevere, confie em Deus, ele vai mudar a sua história. A bíblia diz: Bem-aventurado é aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja ESPERANÇA está posta no SENHOR, seu Deus (Sl.146.5).

DUAS CLASSES DE PESSOAS:

- As que vivem sem esperança.
- As que vivem cheias de esperança.

DOIS TIPOS DE ESPERANÇA:

- Esperança Morta.
- Esperança Viva.

QUATRO FONTES DE ESPERANÇA:

1- AS RIQUEZAS.

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus ... (I Tm.6.17).

Riquezas é coisa boa, não nada de errado em uma pessoa possuir riquezas, o problema é quando as pessoas põe o coração nas riquezas e confiam nelas como sua fonte de esperança. A palavra de Deus nos diz: Se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração (Sl.62.10).

O magnata grego sr. Onásis, na década de 60 era considerado um dos homens mais rico do mundo; ele foi acometido de uma doença incurável e foi desenganado pela medicina na época, e pouco tempo depois morreu. Conta a história que ele ofereceu metade da sua fortuna, aos médicos para ser curado e viver um pouco mais; mas não houve jeito, as suas riquezas não puderam  resolver nem retardar a sua morte. disse o profeta Jeremias: Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR ... (Jr.9.23,24).

2- A CIÊNCIA.

... Muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará (Dn.12.4).

O mundo pós-moderno tem depositado toda sua esperança no grande avanço da ciência e da tecnologia. O conhecimento científico e tecnológico trouxe grande avanço e benefícios para a humanidade. Porém, não devemos depositar nossa esperança na ciência, ela é efêmeras.

O grande avanço da ciência e tecnologia teve seu inicio com revolução industrial no século 18, e teve grande avanço no século XX. Com o surgimento da televisão e o advento da internet, o mundo mudou completamente. A ciência e a tecnologia mudou completamente o comportamento das pessoas, saímos da modernidade e entramos no que chamamos de pós-modernidade. As pessoas estão se tornando cada vez mais frias, céticas e materialista; muitas estão ficando endeusadas e achando que pode tudo. As redes sociais tem se tornado uma febre para esta geração, muitas pessoas ficam online quase 24 horas na internet. A grande problemática é que as pessoas estão ficando online com a terra e offline com o céu.
A ciência e a tecnologia é boa, tem o seu lado benéfico, porém devemos ter cuidado para não sermos compulsivos e dominados por ela. O apóstolo Paulo disse: A ciência incha, mas o amor edifica (ICo.8.1). Isto significa dizer: o conhecimento deixa as pessoas orgulhosas, mas o amor nos faz crescer. Portanto, a ciência não é uma fonte confiável de esperança.

3- A RELIGIÃO.

O homem é um ser religioso, a religião é inerente ao homem, é impossível o homem viver sem esse sentimento. Desde os primórdios dos tempos o homem vem em uma busca incessante a procura de Deus, isto porque o homem é um ser tricotomo; composto de: espírito, alma e corpo. Por isto vem a necessidade de adorar algo, e por ignorância o homem busca caminhos diversos em busca de respostas.
Jesus dizia, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo.8.31,32).
A religião em si, não tem poder de transformar a vida das pessoas. Os judeus eram religiosos e até criam em Jesus, mas eles precisavam permanecer na palavra e conhecer a verdade para serem libertos. Vivemos em mundo de pessoas religiosas, onde muitas religiões servem como base de esperança para os seus seguidores. Mas a religião não resolve, se resolvesse não precisaria de Jesus ter vindo morrer em sacrifício pelo nossos pecados. Portanto, a religião é uma fonte de esperança insegura e falível.
A verdade é que:
A Ciência informa.
O Pecado deforma.
A Religião reforma.
Só Jesus Cristo transforma.

4- JESUS CRISTO.

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa (I Tm.1.1).
Jesus Cristo não é simplesmente mais uma religião, ele é o filho de Deus que veio trazer salvação para a humanidade perdida e destituída de Deus. Nele sim, nós devemos depositar toda a nossa esperança, porque Ele é Deus e não falha, nele nós temos uma viva esperança.
A verdadeira fonte de esperança é Jesus Cristo, todas as outras fontes são falíveis, esgotáveis e ineficazes. Jesus Cristo é a nossa fonte de esperança verdadeira, infalível e eterna. Só Ele é a solução para humanidade perdida e sem esperança.
Para o perdido Ele é o Caminho!
Para o faminto Ele é o Pão!
Para o sedento Ele é a Água!
Para o cansado Ele é o Descanso!
Para o enfermo Ele é a Cura!
Para o pecador Ele é o Perdão!
Para os desesperados Ele é a Esperança!

Finalmente, Jesus Cristo é a nossa Viva Esperança!
Amém!