sábado, 3 de fevereiro de 2024

"HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO"


Esta passagem simples, tornou-se de difícil interpretação. Uma virgula muda o sentido e o significado do texto. Nas versões Trinitariana tradução em português, editada em 1883, e na versão siríaca, além de outras, traduzem as palavras de Jesus para o malfeitor na seguinte expressão: "Na verdade, te digo neste dia: Comigo estarás no Paraíso." "Na verdade a ti estou dizendo hoje, comigo estarás no Paraíso." 

Observe o detalhe da virgula, mudando o sentido da frase: E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lc.23.43).
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso (Lc.23.43).

PARAÍSO. O termo "Paraíso" é usado para designar o céu ou a presença de Deus. Que "céu" e "Paraíso" são palavras referentes ao mesmo lugar (II Co.12.2,4). As palavras de Jesus, aqui, mostram com clareza que imediatamente após a morte, os salvos passam a estar com Jesus no céu. (Nota da Bíblia de Estudo Pentecostal).

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai... (Jo.20.17).
Se Jesus afirmou que ainda não havia subido para o Pai, qual Paraíso Ele foi?
Na verdade o Paraíso ficava no seio de Abraão, uma região abaixo da terra. Nesta região lugares distintos: O Seio de Abraão (que era o Paraíso), ficava em cima, abaixo ficava o Sheol ou Hades, e no meio ficava o Abismo. Quando Jesus ressuscitou e subiu ao Pai, Ele levou os salvos que estavam no Seio de Abraão e os transportou para o terceiro céu (Ef.4.8,9; II Co.12.2,4).

No Paraíso, Lázaro podia conversar com o rico que no Hades sofria o tormento dos ímpios, havendo entre eles um grande Abismo intransponível (Lc 16.18-31). Depois de Sua morte Jesus esteve três dias e três noites no coração da terra (Mt 12.40; At 2.27; Ez 31.15-17). Paulo descreve esse lugar como as regiões inferiores da terra (Ef 4.9). Portanto, concluímos que o Paraíso que Jesus e o malfeitor entraram foi no Seio de Abraão, que estava no coração da terra. Nesta descida ao Hades, Cristo efetuou uma grande e permanente mudança na região dos salvos, isto é, nas condições dos justos mortos. Ele anunciou a Sua vitória aos espíritos ali retidos. É o que significa a expressão de Pedro, que ‘Cristo... pregou aos espíritos em prisão...’ (1Pe 3.18-20). A palavra usada no original implica em anunciar, comunicar; não pregar como meio para salvação.

Concluo dizendo o seguinte: Se o ladrão entrou no Paraíso no mesmo dia ou se entrou depois, não importa, o que importa é que Jesus o salvou e ele entrou no Paraíso.