domingo, 11 de julho de 2021

DEZ REQUISITOS BÁSICOS PARA UM PLENO AVIVAMENTO.

Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia (Hc.3.2).

A nação de Judá estava mergulhada na idolatria, em plena decadência espiritual, na expectativa de uma iminente invasão da Babilônia, preste a ser destruída e levada para o cativeiro. No primeiro capítulo do livro, o profeta Habacuque questiona: Até quando? Por quê? Por quê os ímpios são tão perversos e não são punidos de imediato? Habacuque reclama que os perversos impõem injustiça e sofrimento a seu país enquanto Deus permanece calado e passivo. A pergunta Até quando? Indica que aquela situação ocorria há muito tempo e persistia (1.2). No segundo capítulo Deus responde os questionamentos e indagações de Habacuque. No capítulo três Habacuque ora a Deus em forma de cântico e clama por um avivamento, ele também pede ao SENHOR, que na sua ira, lembrar da misericórdia. 

AVIVAMENTO significa: Ação ou efeito de avivar, tornar vivo o que está se apagando, avivar-se, tornar mais vivo. Avivamento é o que todos querem, porém há um preço a pagar para que venha o pleno avivamento. Habacuque ora e pede ao SENHOR um avivamento no meio dos anos. No começo é só festa, e muita emoção, é popularidade, é abraços, é aplausos... Mas, do meio para o fim vem as oposições, as lutas, as adversidades e o desgaste. Geralmente no meio as oposições tende a aumentar, as perseguições se multiplicam, as adversidades e as lutas se intensificam, e com tudo isto vem o desgaste espiritual. É do meio para o fim que precisamos nos renovar, nos reabastecer, nos revigorar, nos reavivar, para permanecermos firmes e inabalável, na reta final rumo a vitória. 

Muitos ministério fracassaram porque do meio para o fim não se renovaram, não buscaram força em Deus para viverem um reavivamento espiritual. Muitos casamentos foram desfeitos, porque do meio para o fim, caíram na rotina e não se renovaram, nem buscaram forças em Deus. Muitos cristãos estão vivendo uma vida espiritual medíocre, porque já se conformaram e pararam no meio; não buscam um avivamento e preferem viver apagados espiritualmente.

1- Avivamento começa através da oração e pela leitura e exposição da Palavra.

2- Vidas transformadas pelo poder do Espírito gera avivamento.

3- Impossível ter avivamento sem humilhação e quebrantamento.

4- Viver o avivamento constante é ter uma vida de comunhão com o Espírito.

5- Andar no Espírito é um dos requisitos para um pleno avivamento.

6- Menos de nós e mais de Deus é o caminho para o avivamento.

7- Espírito Santo é o agente do pleno avivamento.

8- Não por força, nem por violência, mas pelo Espírito de Deus (Zc.4.6), assim virá o avivamento.

9- Todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus (At.4.31).

10- Orar, se humilhar, buscar ao SENHOR e se converter dos maus caminhos é a chave para o verdadeiro Avivamento (II Cr.7.14).

Não espere o avivamento por parte dos outros, seja você um crente avivado e faça a diferença no meio desta geração. Busque viver na plenitude do Espírito e rejeitar tudo o que é contrário a vontade de Deus. O avivamento vem, se eu o buscar. Amém!