domingo, 26 de março de 2023

LEI e GRAÇA - O Confronto.


Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade? (Gl.4.16).

Paulo confrontou os crentes da Galácia porque estavam inseguros quanto a fé em Cristo. Paulo diz: "Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade?" (Gl.3.1). "Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade? Tal persuasão não provém daquele que os chama" (Gl.5.7). Havia falsos mestres infiltrados no meio do povo causando dúvidas e inquietações com seus ensinos legalistas, ensinando ao povo a permanecerem nos antigos costumes e rituais da Lei e desprezarem a graça de Cristo como meio eficaz para salvação. Paulo confronta e refuta os legalistas: "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão" (Gl.5.1). Falsos mestres foram aos gálatas, procurando persuadi-los a rejeitar os ensinos de Paulo e aceitar "outro evangelho". Este outro evangelho consistia não somente em crer em Cristo, mas também ligar-se à fé judaica mediante as obras da Lei e seus rituais, tais como: Guarda do sábado, festas judaicas, circuncisão, sacrifícios... Misturar o Evangelho original com qualquer outro tipo de ritual ou crença, é transtornar o verdadeiro Evangelho de Cristo. 

DA GRAÇA TENDES CAÍDO - Paulo continua o confronto: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela Lei; da graça tendes caído (Gl.5.4). Alguns dos gálatas tinham subtituído sua fé em Cristo pela fé na obediência à Lei. Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo (Gl.1.6,7). Paulo declara que os tais caíram da graça. Cair da graça é estar alienado de Cristo. É abandonar o princípio da graça de Deus que nos traz salvação. É anular a nossa associação com Cristo e deixar de permanecer nEle. 

MUITOS CAÍRAM DA GRAÇA - Na atualidade muitos cristãos estão caindo da graça e vivendo um "evangelho" de facilidades baseado nos seus próprios conceitos. Ninguém pode viver um autêntico Evangelho e, ao mesmo tempo, procurar agradar aos outros, tendo comunhão com o pecado. O verdadeiro Evangelho requer renúncia e vida separada para Cristo. Há quem afirme que podemos viver na graça de Cristo sendo ecléticos, agradando a gregos e troianos. Quando na verdade isto se constitui uma grande farsa e armadilha do Inimigo. Infelizmente, muitos começaram pelo Espírito e estão terminando pela carne. Que muitos possam reconhecer e retornar a verdadeira graça de Cristo. Amém!