quinta-feira, 4 de maio de 2023

TRÊS ERROS FATAIS DE SANSÃO.

 

Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Depois, teve esta mulher um filho e chamou o seu nome Sansão; e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou. E o Espírito do SENHOR o começou a impelir de quando em quando para o campo de Dã, entre Zorá e Estaol (Jz.13.5,24,25).

Sansão foi um homem notável por sua força descomunal que vinha do Espírito do SENHOR. Deus queria que Sansão fosse nazireu, e que seguindo seus elevados padrões, ele fosse um notável exemplo de vida e testemunho para o seu povo, mas infelizmente, Sansão não cumpriu fielmente o seu nazireado. Ele preferiu fazer do seu jeito, e cometeu erros fatais que o levaram ao fracasso espiritual e à morte física. Entre esses erros podemos destacar apenas três.

1- NÃO FOI FIEL A PALAVRA DE DEUS.

Sansão desprezou a Palavra de Deus. Demonstrou falta de interesse e de respeito para com os mandamentos de Deus, e desprezou totalmente a Lei de Deus quanto ao casamento misto (Ex.34.16; Dt.7.3; Gn.24.3,4). A infidelidade de Sansão aos príncipios da Palavra de Deus, foi um erro fatal que o levou ao fracasso como líder da nação. Isto significa dizer que, todos os que desprezam a Palavra de Deus e deixa de seguir os mandamentos do SENHOR, estão fadados ao fracasso.

2- DESPREZOU O SEU NAZIREADO.

A palavra "nazireu" do hebraico, nazir, de nazar, significa "pôr à parte" designa a pessoa consagrada e dedicada totalmente ao SENHOR. A dedicação completa do nazireu é um exemplo daquilo que todo cristão deve procurar ser. Além de não poder beber bebida forte e nem passar navalha para raspar o cabelo, também não podia tocar em cadáver. Sansão tocou no leão morto e comeu do mel que estava sobre ele (Jz.14.8,9), o que era proibido para um nazireu conforme está escrito em Números 6.6. Sansão começou a quebrar princípios e regras do seu nazireado, isto teve consequências terríveis, o que o levou a ruína total. 

3- DESEJO INSACIÁVEL POR MULHERES.

O problema da concupiscência insaciável de Sansão, levou-o finalmente à queda (Jz.14.1-3; 16.1,4). Ele buscava satisfazer a sua paixão sensual e não em cumprir o propósito de Deus na sua vida. Essa sua inclinação carnal o levou a descumprir o propósito de Deus. Sansão cedeu ao pecado e deixou ser seduzido por Dalila, o que o levou ao fracasso total. Sansão brincou com o pecado e não levou a sério a sua chamada como juiz escolhido por Deus para liberta a nação de Israel. Sansão exemplifica os crentes que acham que Deus estará sempre com eles, mesmo que continuem em suas práticas pecaminosas e imorais. O Espírito do SENHOR retirou-se desse juiz de Israel por causa da sua  contínua desobediência. 

No final da sua tragetória, após vinte anos como juiz, Sansão clamou ao SENHOR (16.28), e, sinceramente arrependido e com a fé renovada em Deus, ele clamou a Deus, e a sua oração foi ouvida. Essa demonstração de fé de Sansão resultou na sua inclusão entre os heróis da fé (Hb.11.32). Que possamos aprender com os erros de Sansão, estando vigilantes para não cairmos nos mesmo erros que ele cometeu. Paulo diz: ... estas coisas estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia (I Co.10.11,12). Amém!