segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

PROSSIGO PARA O ALVO.

Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não jugo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp.3.12-14).

Diante de uma má interpretação por parte dos falsos obreiros, que ensinavam ao povo que a salvação só era possível mediante a pratica da circuncisão. Paulo exorta aos irmãos para terem cuidado e evitarem os maus obreiros, aos quais ele chama de cães (3.1-3). Paulo deixa transparecer através das suas palavras, que não tem tempo a perder com discussões teológicas acerca da Lei, mas que, o seu único prazer e objetivo era em conhecer a Cristo por completo (3.4-11). Paulo afirma aos irmãos de Filipos, que a sua busca pelo conhecimento e amadurecimento em Cristo, ainda não foi totalmente alcançada por ele, mas ele estava prosseguido para alcançar este objetivo. Paulo não estava preocupado com as coisas do passado, a sua visão era futurista, ele tinha um alvo a ser alcançado. Ele declara: "Irmãos, quanto a mim, não jugo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus"(3.13,14). Paulo via a caminhada do cristãos como uma grande maratona espiritual, que por sua vez exige disciplina e perserverança até chegar no final e atingir o alvo que é Cristo, o qual é o Grande Prêmio da nossa soberana vocação de Deus. 

EXISTEM TRÊS TIPOS DE CRISTÃOS NA MARATONA ESPIRITUAL:

1- OS QUE CAMINHAM.

Geralmente os que só caminham, no decorrer da grande maratona da vida cristã, eles cansam devido as lutas e tentações, consequentemente não recobram forças e logo desanimam e ficam no meio do caminho.

2- OS QUE SEGUEM.

Os que seguem muitas vezes conseguem ir mais adiante, eles lutam e relutam para continuarem, mas não tem raiz profunda e logo desfalecem na caminhada e não conseguem prosseguir em direção ao alvo.

3- OS QUE PROSSEGUEM.

Porém, os que prosseguem, começaram caminhado, continuaram seguindo, e continuam prosseguindo em direção ao alvo. Caminhar é importante, continuar seguindo também, porém, mais importante é prosseguir. Começar bem é importante, porém, mais importante é terminar bem. Paulo quando estava chegando ao final da sua maratona espiritual, já prestes a passar o bastão da fé para o seu amado filho na fé Timóteo, disse: Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda (II Tm.4.6-8).

CONCLUSÃO:
Que possamos seguir o exemplo de Paulo, que priorizou a Cristo acima de tudo e prosseguiu até o fim. Que Cristo possa ser o nosso alvo a ser atingido. Infelizmente, muitos cristãos tem vários alvos a serem atingidos, deixando o principal que é Cristo, para segundo ou terceiro plano.
Que possamos declarar: "Eu não tenho tempo a perder com as coisas do passado, porque estou prosseguindo para atingir o alvo que é Cristo". Amém!