domingo, 7 de março de 2021

FILIPE, O EVANGELISTA QUE ABALOU SAMARIA.

E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade (Atos, 8.5-8).

Deus usa a perseguição dos cristãos para espalhar o evangelho a outras nações. Filipe desce a cidade de Samaria. Em Samaria, o evangelista Filipe prega a Cristo com muito poder e os demônios saem das pessoas, os paralíticos andam e coxos são curados. Um feiticeiro por nome de Simão converte-se a Cristo e muitos samaritanos também decidem seguir a Cristo. E havia grande alegria naquela cidade (v.8). Toda tristeza e opressão do pecado sai do coração das pessoas e dar lugar a alegria da salvação.

Filipe é o único homem na bíblia que é chamado de evangelista. Este Filipe estava entre os sete que foram escolhidos para servirem as mesas na função de diácono (Atos, 6.1-6). Filipe logo se destacou na pregação do evangelho, e, depois de vinte anos ele aparece como evangelista. O escritor Lucas, diz: No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele (Atos, 21.8).

Na verdade, a vocação precede a chamada, Filipe que no começo foi chamado para servir as mesas como diácono, tempos depois se revelou com aptidão de evangelista. O escritor Lucas o chamou de evangelista, porque percebeu nele esta vocação. Bom é quando o povo ver e a igreja percebe em nós a vocação para o ministério.

Filipe inicia um grande projeto evangelístico; ele começou com os samaritanos e depois foi enviado pelo Espírito Santo a região de Gaza, a fim de levar o evangelho ao eunuco da rainha da Etiópia, que estava sedento da palavra de Deus. Em seguida esteve em Azoto, e passando anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou em Cesaréia, onde estabeleceu sua residência (Atos, 8.26-40).

DEZ QUALIDADES DE UM AUTÊNTICO EVANGELISTA:

1- O Evangelista é um homem comprometido com a igreja.

2- O Evangelista é um homem de caráter ilibado.

3- O Evangelista é um homem cheio do Espírito Santo.

4- O Evangelista é um homem dinâmico e corajoso.

5- O Evangelista é um homem oportunista e desbravador na obra da evangelização.

6- O Evangelista é um homem que tem paixão pelas almas.

7- O Evangelista é um homem que segue a direção do Espírito Santo.

8- O Evangelista é um homem que sabe ensinar as Escrituras.

9- O Evangelista centraliza sua mensagem em Cristo.

10- O Evangelista tem o seu ministério focado na Palavra de Deus.

O segredo é pregar a Cristo. Que Deus levante muitos evangelistas inflamados pelo fogo do Espírito para invadirem o território de Satanás e libertarem as almas para o Reino de Deus.

Quando não pregamos a Palavra, Satanás toma conta do território. 
Pregue a Cristo e os sinais seguirão os que crerem. Amém!