segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

OS QUATRO PILARES DO CASAMENTO.

Esposas, cada uma de vós respeitai ao vosso marido, porquanto sois submissas ao Senhor; porque o marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é o cabeça da Igreja, que é o seu Corpo, do qual Ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, de igual modo as esposas estejam em tudo sujeitas a seus próprios maridos.
Maridos, cada um de vós amai a vossa esposa, assim como Cristo amou a sua Igreja e sacrificou-se por ela, a fim de santificá-la, tendo-a purificado com o lavar da água por meio da Palavra, e para apresentá-la a si mesmo como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outra imperfeição, mas santa e inculpável. Sendo assim, o marido deve amar sua esposa como ama o seu próprio corpo. Quem ama sua esposa, ama a si mesmo! Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, assim como Cristo zela pela Igreja, pois somos membros do seu Corpo. “Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne.” Este é um mistério grandioso; refiro-me, contudo, à união entre Cristo e sua Igreja. Portanto, cada um de vós amai a sua esposa como a si mesmo, e a esposa trate o marido com todo o respeito (Efésios, 5.22-33). 

Paulo usa uma linguagem figurada e faz uma analogia entre o relacionamento de Cristo com a igreja e do marido com a esposa. Compreender e praticar este princípio bíblico, é fundamental para que a união de um casal tenha estabilidade, prosperidade e paz. O casamento é uma união entre marido e mulher, na qual ambos se tornam uma só carne (Gn.2.24). A partir dessa união, o marido e a esposa não são mais duas pessoas, mas apenas uma. Paulo nos apresenta um modelo de amor e união a ser seguido: O amor sacrificial de Cristo pela igreja. A referência de amor, respeito, submissão e lealdade, deve ser Cristo. Um casamento para ser bem sucedido, precisa primeiramente ter Cristo como cabeça deste relacionamento. A base principal para um casamento de sucesso, deve ser Cristo. Em cima desta base que é Cristo, o casamento deve ter pilares que darão sustentação sólidas e permanente na vida a dois.

* AMOR.

O amor é a base principal em um relacionamento de uma vida a dois. É impossível ter um casamento feliz sem que haja amor. Um casamento sem amor é como um barco sem leme, fica sem rumo, e sem direção; não há sentido, nem segurança. Um casamento que não tem como base o amor, mas estar fundamentado em outros sentimentos e interesses mesquinhos; certamente este casamento estar fadado ao fracasso. Quando os cônjuges estão verdadeiramente vivendo em amor, eles podem declarar e viver o que diz esta poesia: "As muitas águas não poderiam apagar esse amor, nem os rios afoga-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam (Cantares, 8.7). Portanto, o amor é a receita para um casamento feliz.


* FIDELIDADE.

... Ninguém seja infiel com a sua esposa, a mulher da sua mocidade. Pois Eu odeio o divórcio ... Por isso, procedeis com sabedoria; não sejais infiéis! (Malaquias, 2.15,16).

Fidelidade é uma palavra que inspira confiança, porém na pratica poucos tem vivido esta realidade. Um dos motivos que tem levado grande número de casais a separação tem sido a traição, ou seja a falta de fidelidade. Ser fiel implica em ser leal ao cônjuge em todas as circunstâncias da vida. O juramento que os casais fazem diante de Deus, diante do ministrante, das testemunhas e dos convidados, é: "Prometo ser fiel na alegria, na tristeza, na saúde e na doença; na abundância e na escassez, prometo ser fiel até a morte". Quando esta declaração se torna uma pratica verdadeira no dia-a-dia de um casal, este casamento se fortalece e solidifica-se cada vez mais. Podemos dizer que, um casamento onde há fidelidade, é um casamento BRINDADO, onde não há brechas para infidelidade ou separação. Portanto, seja fiel no seu relacionamento, seja marido de uma só mulher, ame a família que Deus lhe deu. 

* CUMPLICIDADE.

Ser cúmplice é participar e partilhar da mesma visão. É torcer juntos com um mesmo objetivo de fazer planos e alcançar as metas estabelecidas. A sua esposa ou o seu marido, deve ser seu melhor amigo, isto é cumplicidade. Cumplicidade significa: Ser intimo, conhecer o outro na sua intimidade; apoiar o outro em suas decisões, é compartilhar com suas ideias, sem interferir. É aceitar e respeitar os limites do outro e saber ouvir quando for preciso; para que possa ser ouvido também. É saber dividir o espaço sem romper seus limites, é trocar experiências e não competir entre si.
Finalmente, a cumplicidade no casamento, implica em serem amigos, o marido respeitar a esposa, e a esposa respeitar o marido; compartilhar tudo com o seu cônjuge, sendo transparente e leal a sua companheira (o).

* SUBMISSÃO.

Quando a bíblia recomenda que a mulher deve ser submissa ao marido, isto não significa dizer que a esposa será sua escrava. Isto nos fala do respeito que a esposa deve ter pelo seu marido. Se em um casamento, não houver respeito mútuo, submissão e união, é porque já não existe amor. E, não existindo amor, este casamento está fadado ao fracasso.
É preciso entender, que Deus colocou o homem como cabeça da mulher. Portanto, a mulher deve seguir a direção do marido. Mas isto também não tira a autoridade do homem, quando ele ouve a sua esposa e segue as suas orientações. Todavia, a cabeça é o homem, nunca a mulher. Paulo nos ensina dizendo: Esposas, cada uma de vós respeitai ao vosso marido, porquanto sois submissas ao Senhor; porque o marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é o cabeça da Igreja ... (Ef.5.22,23).
Aqui nós entendemos que, um casamento só será bem sucedido, se houver a devida submissão da esposa para com o marido. Que também por sua vez, o marido deve respeitar a esposa, ama-la e protege-la. 

CONCLUSÃO: 
Que os pilares do Amor, da Fidelidade, da Cumplicidade e da Submissão, estejam bem firmados em Cristo; a fim de que, o casamento seja bem sucedido, prospero, vitalício e feliz para sempre. Amém!