sábado, 29 de abril de 2023

Conhecimento Com Equilíbrio.


O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus (I Co.8.1-3). NVI

Falando acerca dos alimentos oferecidos as ídolos, Paulo diz: No que se refere aos alimentos sacrificados aos ídolos, reconheço, como dizeis, que "todos nós temos pleno conhecimento". Porém, esse tipo de conhecimento produz orgulho, mas o amor nos faz crescer na fé. A pessoa que imagina conhecer alguma coisa, ainda não tem a sabedoria que necessita. Todavia, quem ama a Deus, este é conhecido por Deus (I Co.8.1-3). BKJ.

Os irmãos de coríntios tinham dúvidas acerca dos alimentos oferecidos aos ídolos. Esse problema surgiu porque, naquela época, praticamente toda a carne vendida no mercado vinha de sacrifícios pagãos. Paulo afirma: "No que se refere aos alimentos sacrificados aos ídolos, sabemos que todos nós temos conhecimento"(8.1). Na sequência, Paulo faz uma critica aos crentes de coríntios, quando diz que eles não deveriam ficar orgulhosos pelo fato de terem conhecimento. Ele os alerta de que o conhecimento sem equilíbrio tende a produzir em alguns uma opinião exagerada a respeito de si mesmos. Em contraste, o amor edifica. Enquanto o conhecimento é vazio, o amor é sólido. 

Os coríntios se orgulhavam muito de sua sabedoria. Paulo contesta tal atitude, argumentando que o verdadeiro conhecimento conduz à humildade, porque reconhecemos quão pouco sabemos, e além disso ninguém possui o monopólio do conhecimento.

Paulo exalta o amor e o põe acima do conhecimento, quando diz: "O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica" (8.1). Em contraste, Paulo diz: "Quem ama a Deus, este é conhecido por Deus" (8.3). Quando o conhecimento tem como base o amor de Deus ou amar a Deus, este é o tipo certo de conhecimento. Aqui emerge um grande princípio cristão: As coisas não devem ser julgadas somente do ponto de vista do conhecimento, mas do ponto de vista do amor. 

UMA CRÍTICA  AOS TEÓLOGOS.

Há alguns teólogos que se acham acima da média, por terem uma boa formação acadêmica e muitos títulos acumulados em sua formação teológica. Muitos destes "teólogos" desprezam os leigos e não tem a humildade de sentar para ouvir aqueles que ele julga não ter o conhecimento similar ao seu. Alguns teólogos sobem no seu pedestal de conhecimento e se julgam melhores do que os outros. O conhecimento os faz orgulhosos e lhes falta a humildade e o equilíbrio para entender que ninguém possui o conhecimento pleno, sempre nos falta alguma coisa. A teologia é considerada a rainha das ciências, estudar teologia é bom, é salutar buscar conhecer melhor ao SENHOR, isto é bíblico, está escrito: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR (Os.6.3). E mais: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Os.4.6). Todavia, este conhecimento deve ser com temperança e equilíbrio, sempre buscando glorificar a Deus e nunca exaltar o nosso próprio ego. 

O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus (I Co.8.1-3 NVI) Paulo diz: Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu (Rm.12.3-NVI). Ou seja, o conhecimento é útil, o conceito deve existir, mas tudo conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um de nós. Amém!