sábado, 24 de outubro de 2020

PLANOS - PROPÓSITOS - PENSAMENTOS.


As últimas palavras de Jó, escritas em forma de poesia sapiencial, nos revela Jó como um crente mais experiente e maduro em relação ao conhecimento da vontade de Deus. Depois de todos os reclames, queixumes e indagações de Jó diante dos seus amigos e de Deus, Jó escuta Deus falar e conclui que nada entende e nada sabe. Depois de tudo que Jó ouviu de Deus, ele declara: "Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido (42.2). Ele conclui seu breve discurso dizendo: "Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza" (42.5,6 NVI). O começo do livro narra uma história dramática de Jó, mas o seu final é apoteótico e vitorioso. Jó foi sacudido, peneirado e chamuscado, mas resistiu e sobreviveu. Apesar de todo o seu sofrimento, Jó não blasfemou contra Deus, mas permaneceu fiel. Mais uma vez, os planos de Satanás foram frustrados, ele tentou por todos os meios a Jó para que blasfemasse contra Deus. Deus ergueu a Jó do pó e da cinza e lhe abençoou em dobro a tudo quanto tinha antes, e o seu propósito foi cumprido na vida de Jó.

TRÊS VERSÕES PARA JÓ 42.2:

Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado (Jó.42.2).

Nova Versão Internacional (NVI).

Bem sei que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido (Jó.42.2)  

Almeida Corrigida Fiel (ACF).

Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido (Jó.42.2).

Almeida Revista Corrigida (ARC).

- PLANOS.

Planos nos fala de projetos, de realizações futuras, daquilo que Deus estabeleceu para realizar no tempo determinado por Ele.

- PROPÓSITOS.

Propósitos nos fala de algo que já estar determinado, que vai acontecer no tempo oportuno que Deus já estabeleceu.

- PENSAMENTOS.

Pensamentos, aquilo que ainda não foi revelado, algo abstrato que não pode ser visto nem sentido. 

Assim está escrito acerca dos pensamentos de Deus:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR (Is.55.8).

Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais (Jr.29.11).

O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá; e, como determinei, assim se efetuará (Is.14.24).

CONCLUSÃO:

Que os planos, os propósitos e pensamentos de Deus possam ser realizados em nossa vida, mesmo que haja um preço a ser pago. O SENHOR sempre tem o melhor para os seus servos. Os nossos planos podem até ser frustrado, mas o de Deus não será impedido nem frustrado, porque a sua vontade é soberana. Se você está debaixo da vontade de Deus, aguarde o querer e o efetuar de Deus em sua vida. 

O que Deus determinou a teu respeito vai acontecer, porque os planos de Deus não serão frustrados. Amém!