quarta-feira, 22 de março de 2023

A VIDA DE ORAÇÃO DE JESUS.


Enquanto estava neste mundo, Jesus frequentemente procurava estar a sós com Deus em oração. Os evangelhos registram com frequencia os momentos de oração de Jesus. Como homem Jesus buscava ao Pai em oração, porque dependia inteiramente dEle em todas as circunstâncias da sua vida. O escritor aos hebreus, faz referência a Jesus, quando diz: O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia (Hb.5.7). A oração de Jesus foi ouvida, não no sentido de Deus ter removido tudo o que levaria à sua morte, mas no sentido de Ele receber ajuda de Deus para suportar o sofrimento que lhe aguardava. A vida de Jesus foi marcada pela pratica da oração, em seus momentos em particular com o Pai. Seguindo o exemplo de Jesus, passar tempo a sós com Deus é essencial para nosso bem-estar espiritual. Devemos estar conscientes de que a falta de oração individual ao nosso Pai celestial é um sinal de que a vida espiritual dentro de nós está em declínio. O cristão que não vive na prática da oração, poderá não desfrutar da intimidade com o Pai. A verdade é que, muitos de nós temos tempo pra tudo, menos para orar. A grande estratégia do Inimigo é fazer com que fiquemos sem orar, presos nos entretenimentos e em outras atividades secundárias. Se assim acontece, devemos repudiar tudo o que nos distrai, nos impedindo de buscarmos ao Senhor em oração e renovar nosso compromisso de perseverar sempre em oração. 

SETE MOMENTOS DE ORAÇÃO DE JESUS.

1- E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só (Mt.14.23).

2- E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saui, e foi para um lugar deserto, e ali orava (Mc.1.35).

3- E, tendo-os despedido, foi ao monte para orar (Mc.6.46).

4- Porém Ele retirava-se para os desertos e ali orava (Lc.5.16).

5- E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus (Lc.6.12).

6- E aconteceu que, estando Ele orando em particular, estavam com Ele os discípulos... (Lc.9.18).

7- E aconteceu que, estando Ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar... (Lc.11.1).

Lucas ressalta mais do que os outros Evangelhos a prática da oração na vida de Jesus. Quando o Espírito Santo desceu sobre Jesus no rio Jordão, Ele estava orando (Lc.3.21). Em certas ocasiões, afastava-se das multidões para orar (Lc.5.16). Ele passou a noite em oração antes de escolher os doze apóstolos (Lc.6.12). Ficou orando em particular antes de fazer uma pergunta importante aos seus discípulos (Lc.9.18). Por ocasião da sua transfiguração, Ele subiu ao monte a orar (Lc.9.28). Sua transfiguração ocorreu estando Ele orando (Lc.9.29). Ele havia acabado de orar, antes de ensinar aos discípulos a orar (Lc.11.1). No Getsêmani, Ele orava mais intensamente (Lc.22.44). Na cruz, Ele orou pelos pecadores 9Lc.23.34). Suas últimas palavras antes de morrer foram uma oração (Lc.23.46). Está registrado que Ele também orou depois da sua ressurreição (Lc.24.30). Ao observarmos a vida de Jesus nos outros Evangelhos, nota-se que Ele orou antes do convite aos cansados e oprimidos (Mt.11.25-28). Ele orou junto ao túmulo de Lázaro (Jo.11.41,42). Também orou durante a instituição da Santa Ceia (Mt.26.26). Finalmente, a vida de JESUS foi marcada pela prática constante da oração em sua íntima comunhão com o Pai. JESUS teve completa vitória, porque sempre viveu em oração. Que possamos seguir o exemplo do nosso Mestre, e trilharmos o caminho da oração. Amém!